Desenvolvendo leitura e escrita

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos. 
  • Desenvolver a escrita 

Conteúdo(s) 

Produção textual.

Leitura;

Escrita;

Interpretaçao de texto;

Descriçao de personagens;

 

 

 

 

 






 

 

Ano(s) 

2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Cinco aulas

Material necessário 

Lápis, borracha, papel e livros ou textos selecionados como referência. 

Leituras digitais:programa "luz do saber",livros,variados tipos de textos que os alunos encontrarem.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Trabalhar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos atendidos na sala de recursos do AEE.

Ler textos do programa "luz do saber";

Desenhar personagens das historias lidas,

Descrever as cenas dos personagens.

Produzir textos através de imagens: aplicativo da "FAZENDINHA".

0rientar os alunos para  que  façam a própria revisão e realize uma nova avaliação do texto;

Permitir que o aluno reconheça o que está escrito de forma errada no texto;

Reescrever sua produçao de texto,digitando.

 

Avaliação 

Observe a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: faz comentários sobre a qualidade do que lê? Percebe o que torna os textos claros ou bem escritos? Utiliza recursos que auxiliam na escrita? Identifica textos e autores que possam ajudá-lo numa questão específica? Para os que apresentam maior dificuldade, recorra sempre ao trabalho em parceria - se for o caso, realize junto com o estudante esta sequência didática.

Flexibilização 

Trabalhar o reconhecimento das sílabas com alunos que apresentam atraso em sua alfabetizaçao,tanto na escrita como na leitura,através da produçao textual.

Deficiências 

Múltipla

Créditos: Débora Rana Formação: Psicóloga e formadora de professores do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo: