descobrindo a musica na creche

POR:
professor

Objetivo(s) 

Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais de cada criança.

Conteúdo(s) 

Organização da sala
Em roda.

Ano(s) 

Creche

Tempo estimado 

15 minutos, duas vezes por semana.

Material necessário 

Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Observar  marcação do pulso básico ou do tempo forte da música, estimulando as crianças se movimentarem conforme a música.
Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte)
Pé, pé, pé (bater o pé no chão)
Roda, roda, roda (rodar no lugar)
Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão)

Outras propõem uma experiência rítmica.Incluir musicas com ritimos marcantes para exploração das crianças.

Rá, rá, rá, a minha machadinha,
Rá, rá, a minha machadinha,
Quem te pôs a mão sabendo que és minha?
Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas)
Se tu és minha eu também sou tua,
Se tu és minha eu também sou tua,
Pula machadinha para o meio da rua
Pula machadinha para o meio da rua
(pular para o meio da roda)
No meio da rua não hei de ficar
No meio da rua não hei de ficar
Pula machadinha para o teu lugar
Pula machadinha para o teu lugar
(pular de costas para seu lugar original na roda)

2ª etapa 

O ritmo está presente também no falar, nos poemas e nas parlendas.Recitar parlendas e poemas.
Chuva, chuva, chuvisquinho
Sua calça tem furinho
Chuva, chuva, chuvarada
Sua calça está furada

3ª etapa 

A roda começa girando devagar e acelera até chegar ao dez
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três, bota
quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham)

4ª etapa 

Estimule o acompanhamento de canções com palmas, brinquedos ou instrumentos musicais feitos com sucata ou objetos do cotidiano. Realizar a confecção dos instrumentos musicais preferencialmete com as crianças.

Avaliação 

Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades. Esse ainda não é o objetivo nessa faixa etária. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias