denotação e conotação 6º ano

POR:
professor

Objetivo(s) 

Estimular o gosto pela leitura;
Desenvolver a competência leitora;
Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
Estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
Conhecer a diferença entre sentido literal e figurado;
Perceber a particularidade da palavra poética.

Conteúdo(s) 

Sentido literal e sentido figurado (ou denotativo e conotativo);


Paráfrase e interpretação;
Eu lírico ou Eu poético;
Forma literária.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Três aulas

Material necessário 

 Textos diversos;

Melhores Poemas Paulo Leminski;

Cadernos;

Quadro branco;

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Esta é a quarta de uma série de 16 sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Clique aqui para acessar o conteúdo completo.

 

Sentido literal x sentido figurado

 Poemas de Paulo Leminski:

1)
você está tão longe
que às vezes penso
que nem existo

nem fale em amor
que amor é isto


2)
amarga mágoa
o pobre pranto tem

por que cargas-d’água
chove tanto
e você não vem?

3)
coisas do vento
a rede balança
sem ninguém dentro

Peça que os alunos respondam por escrito:

1. O que fala cada um dos poemas? 

2. Do que falam os poemas? Arrisque uma interpretação do sentido figurado, das entrelinhas de cada poema.

 

Assim, literalmente no poema 1 um Eu lírico reclama a ausência de um Tu poético que está longe e diz que isso é amor. No segundo poema, a primeira estrofe fala que o pranto tem uma mágoa amarga e, na segunda estrofe, o Eu lírico pergunta por que o Tu poético não vem, já que chove muito. No último poema, o vento balança uma rede vazia.

Conversa com a classe como uma leitura literal empobrece e distorce o verdadeiro sentido dos poemas.

2ª etapa 

 

Discuta com a sala:
- Os três poemas falam da mesma coisa?
- Os três poemas falam do mesmo jeito?
- No que os poemas são diferentes?

Avaliação 

Em uma aula, individualmente e com consulta ao livro e ao caderno, peça que os alunos respondam as mesmas questões com poemas diferentes. Quer saber mais? Internet Saiba mais sobre o conceito de paráfrase Entenda a diferença entre sentido literal e figurado Confira a definição de Eu lírico, consultar Leia mais sobre a Função Poética da linguagem Outros poemas de Paulo Leminski http://www.elsonfroes.com.br/kamiquase/la_vie.htm http://www.insite.com.br/rodrigo/poet/leminski/index.html http://pauloleminskipoemas.blogspot.com/search?updated-max=2009-03-14T01%3A08%3A00-03%3A00&max-results=11 http://www.scribd.com/doc/3102163/livrosparatodos-net-Paulo-Leminski-Distraidos-Venceremos-pdf  

Créditos: Helena Weisz Formação: Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) Créditos: Regiane Magalhães Boainain Formação: Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP)

Compartilhe este conteúdo: