Objetivo(s)
- Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança
- Ampliar o repertório de movimento
- Ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo
Conteúdo(s)
Elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio e baixo) e tensões espaciais (espaços vazios entre partes do corpo e objetos) e forma (composição do corpo ao dançar).
Ano(s)
Pré-escola
Tempo estimado
50 min
Material necessário
Piso de linóleo, CDs de música e aparelho de som, filmadora ou máquina fotográfica, bonecos dobráveis e DVDs de dança contemporânea.
Desenvolvimento
Organize uma área livre para dançar. Descalços e concentrados, todos devem caminhar em várias direções, ao som de uma música e mexendo o corpo de muitas maneiras. É essencial olhar nos olhos do colega enquanto andam. Quando a música cessa, as crianças também param como uma estátua, escolhendo um nível no espaço: baixo (no chão), médio (agachados) ou alto (de pé).
Leve a turma a observar áreas vazadas (embaixo da mesa e bambolês, por exemplo) e a criá-las no próprio corpo (pode ser fazendo um vão entre as pernas). Peça que os pequenos perfurem espaços (passem por eles) e os preencham com o corpo ou partes dele. Forme grupos para que construam esculturas, escolhendo perfurar ou preencher o espaço. Um grupo constrói a obra e outro observa e nomeia. Depois, trocam-se os papéis.
Avaliação
Fotografe ou filme as crianças dançando e mostre a elas, pedindo que comentem a experiência. Observe se o repertório de movimento está sendo ampliado e se elas estão explorando os elementos específicos da dança.
Deficiências
Física
Tags