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Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
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Da casa à escola

Por: novaescola

Objetivo(s) 

- Desenvolver a percepção visual do entorno da escola.
- Identificar os pontos de referência.
- Aprender diferentes representações cartográficas do bairro.

Conteúdo(s) 

Cartografia.

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Quatro aulas.

Material necessário 

Croquis (desenhos, esboços de plantas) de propagandas de apartamentos, fotos do bairro (aéreas e de satélite) conseguidas no Google Earth.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Peça que cada aluno observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para os nomes das principais ruas e outros pontos de referência (prédios comerciais e outros locais conhecidos). Oriente-os a anotar as observações, escrevendo um texto descritivo com nomes de ruas e pontos de referência.

2ª etapa 

Distribua croquis de propagandas e questione: o que é um croqui? Quais são os elementos usados para fazê-lo? Como desenhá-lo?

3ª etapa 

Peça que passem as informações do texto para outra linguagem: a do desenho. Assim como nos croquis distribuídos, devem constar informações para localizar o leitor.

4ª etapa 

Distribua fotos aéreas e de satélite da rua da escola e do bairro, explicando que elas são nossa real localização vista no plano aéreo. Solicite que a turma identifique o trajeto e os pontos citados nos desenhos.

Avaliação 

Pergunte se os pontos de referência mencionados podem ser vistos na foto aérea e na de satélite. Compare os croquis confeccionados e as fotos, questionando as diferentes representações cartográficas.

Créditos: Silmara Maria Cruz Paiva Formação: Professora de Geografia da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo.

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