Curso de reforço sobre Ecologia

POR:
professor

Objetivo(s) 

Permitir que os alunos percebam que fazem parte do meio ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente, aceitando que são parte de um ecossistema natural. Dar oportunidade para os alunos repensarem suas atitudes, tornado-se mais conscientes da relação entre os seres vivos. Produzir um panfleto para divulgação, na escola e na comunidade, sobre a proteção do meio ambiente. Provocar mudanças de hábitos nos familiares dos alunos, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.

Conteúdo(s) 

Relação homem-natureza e preservação do ambiente.

Ecologia.

Intervenção humana no meio ambiente.

Intervenção do meio ambiente sobre as cidades.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Seis aulas.

Material necessário 

Livro Caderno de Educação Ambiental - Ecocidadão. Autoras: Denise Scabin Pereira e Regina Brito Ferreira, elaborado pela Coordenadoria de Educação Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. Folha para a organização do diário, papel craft, papel sulfite A4, régua e lápis de cor. No laboratório de informática, os alunos poderão pesquisar imagens e textos relacionados ao tema, e produzir o panfleto no computador.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução 
Ouvimos muitas informações sobre mudanças climáticas, efeito estufa e preservação do meio ambiente, mas os alunos não têm informação suficiente para entender de que forma participam desses processos e como podem atuar no sentido de minimizar a sua influência como agentes poluidores. Para trabalhar com esse temaserá necessário pedir que os alunos façam um diário de suas atividades - desde que acordam até a hora de dormir - e, a partir daí, trabalhar com o conceito de uso dos recursos do ambiente.

Em sala de aula a turma trabalhará divida em grupos e será distribuido um capítulo do "Caderno de Educação Ambiental - Ecocidadão" a cada um. Os alunos lerão e conversarão sobre o conteúdo que receberam. Eles devem anotar as informações principais em uma folha de sulfite. Ao final da aula, serão recolhidos esses papéis e a próxima aula começará com a discussão do tema.

Será entregue aos alunos uma folha para o diário e explicado que, em casa, eles devem anotar todas as suas atividades de três dias, desde que se levantam até a hora que vão dormir.

2ª etapa 

Ao retomar as anotações feitas na aula anterior sobre os capítulos do livro e a turma desenvolverá uma discussão sobre quem são os responsáveis pela preservação do ambiente, quais são as soluções para resolver os problemas ambientais, o que cada um deles pode fazer enquanto individuo e o que podem fazer enquanto grupo na escola e onde vivem.

As propostas dos alunos serão sintetizadas em um papel craft para poderem discutir posteriormente a viabilidade de cada uma delas.
Ao final da aula serão discutidas as anotações nos diários e os alunos estimulados para que continuem anotando.

3ª etapa 

A aula começa questionando sobre os hábitos diários dos alunos e informando que será trabalhado com eles na aula seguinte. Será anotado em um cartaz pelo menos um hábito de cada um para poder retomar posteriormente. Será retomado então as propostas dos alunos para a preservação do meio ambiente e discutido a viabilidade de cada uma delas, pensando nas atitudes individuais, na sociedade civil e no poder público.

Para isso, será discutido com a turma cada uma das propostas, deixando claras as providências necessárias para que ela se torne viável. Aos alunos será questionado o que fariam para viabilizar as propostas, com quem falariam, como procederiam. Será mostrado a eles que algumas iniciativas dependem somente dos indivíduos como, por exemplo, reduzir o gasto de água em casa, economizando ao tomar banho, escovar os dentes ou lavar louças, mas outras podem envolver o poder público, como o plantio de árvores em praças ou nas ruas.

4ª etapa 

Nessa aula será realizado o trabalho com o diário. Serão formadas duplas com os alunos e orientado que relatem, um ao outro, as atividades anotadas. Em seguida, proposto que selecionem, juntos, em seus diários, as atividades que acreditam que contribuem para melhorar o meio ambiente, e aquelas que acham que causam prejuízos.

Após o registro, montaremos uma tabela com atitudes favoráveis e desfavoráveis ao meio ambiente e discutido com os alunos os comportamentos e atividades relatadas e classificadas. Será registrada a discussão em papel craft para que em outros momentos essas idéias possam ser retomadas.

5ª etapa 

A partir das informações dos diários, dos textos do livro "Caderno de Educação Ambiental - Ecocidadão" e das sugestões dos alunos para preservar o ambiente, trabalharemos o conceito de preservação do ambiente. Discutiremos as relações do homem com a natureza e suas interferências. Usaremos as informações dos diários e provocaremos os alunos no sentido deles pensarem sobre seus hábitos. A partir dessa discussão eles podem começar a esboçar o panfleto.

6ª etapa 

Essa aula será usada para a elaboração do panfleto. Retomaremos o livro citado anteriormente, em especial as dicas para o ecocidadão. A partir daí, pediremos que os alunos comecem a elaboraração dos panfletos, lembrando que devem conter dicas sobre a preservação do meio ambiente e propostas de mudanças de hábito que auxiliem nessa iniciativa. A proposta pode ser individual ou coletiva.

Para elaboração dos panfletos começaremos conversando com os alunos sobre as funções e a linguagem desses materiais, ressaltando que devem conter informações importantes, relevantes, mas que os textos não podem ser longos e complexos. A partir das dicas do livro, os alunos devem selecionar as informações principais e definir a forma como o conteúdo será apresentado. Será pedido que elaborem textos curtos e selecionem imagens ou desenhos para ilustrá-los.

Quando a turma terminar a primeira versão dos panfletos, o trabalho será revisado com eles e feito os ajustes para a versão final. Quando o trabalho estiver finalizado, a classe pode escolher alguns para serem copiados (xerox ou scanner) e distribuídos, ou trabalhar com todos, fazendo menos cópias de cada um.

 

Produto final

Panfletos a serem distribuídos na comunidade.

Avaliação 

Serão observados o envolvimento e participação da turma durante as aulas, discussões e tarefas solicitadas. Durante todo o trabalho, cada aluno será questionado individualmente e nos grupos, para perceber o seu envolvimento e aprendizagem. Serão observados os questionamentos feitos por cada um e a maneira como busca sanar suas dúvidas. Será observado também, se realmente estão tendo alguma mudança de comportamento pensando na preservação do meio ambiente. Será proposto uma auto-avaliação para os alunos com questões sobre o envolvimento dos mesmos na realização do trabalho e questões relativas à preservação do meio ambiente. Pode ser pedido, também, que os alunos elaborem um texto sobre o que aprenderam, ou façam uma redação.

Créditos: Ana Lúcia Marques Britto Formação: Mestre em Biologia pelo IB-USP, professora do Ensino Médio da EE Professor Renato Braga (em São Paulo), formada em Pedagogia pela FE-USP.

Compartilhe este conteúdo: