A cultura retratada na paisagem

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Ler, interpretar e produzir textos escritos e orais para compreender e explicar a espacialidade dos fenômenos em diferentes escalas.

- Perceber as marcas culturais retratadas nas paisagens

Conteúdo(s) 

- Leitura e produção de textos informativos.
- Dinâmicas da sociedade e da natureza e suas inter-relações.

 

Ano(s) 

Tempo estimado 

Quatro aulas.

Material necessário 

Jornais, revistas e computadores com acesso à internet, cartolina ou papel kraft, cola, régua, tesoura e papel sulfite e celular para gravações de imagens e entrevistas

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Pergunte aos alunos como se dá a relação entre sociedade e natureza. As ações do homem geram impactos no meio ambiente? De que tipo? Anote as respostas no quadro. Observe se eles mencionam enchentes, desmatamentos e desmoronamentos, entre outros. Divida a turma em grupos e distribua jornais e revistas para todos. Proponha que leiam e selecionem reportagens, artigos e editoriais sobre problemas que envolvem as relações humanas com a natureza. O caso das cheias dos rios Pinheiros e Tietê, em São Paulo, é exemplar e pode ser explorado em diversos aspectos: as mudanças no curso e no regime de águas, a poluição industrial e residencial, o acúmulo de lixo, a construção de grandes avenidas em regiões de várzea (naturalmente alagadiças) e o assoreamento e impermeabilização do solo devido à urbanização da cidade. Após ler diversos textos, identificando onde, quando, como se dá o problema e quais são as pessoas e instituições envolvidas, cada grupo escolhe um campo de pesquisa.

2ª etapa 

Com base nos textos escolhidos, os grupos devem identificar e analisar os elementos naturais e sociais envolvidos, as intervenções humanas e seus efeitos para o equilíbrio do local. Leve a garotada até a biblioteca e o laboratório de informática para pesquisar mais sobre os temas escolhidos. Oriente a consulta a livros e atlas e a portais confiáveis e atualizados. Questione se os problemas listados ocorrem em outros lugares, regiões e países e se é possível analisar a extensão dos fenômenos em diferentes escalas. Nesse caso, peça comparações. 

3ª etapa 

As reportagens e os dados servirão para a elaboração de cartazes informativos. Cada grupo deve coletar também imagens diversas (fotos, ilustrações, mapas e esquemas gráficos). Assim, textos e imagens, dispostos sobre cartolina , papel kraft e slaids, podem receber título, legendas e explicações. Destaque a importância de indicar as fontes. Os cartazes serão usados em apresentações para a classe.

4ª etapa 

Para as exposições, é importante que cada grupo elabore um roteiro com introdução ao tema, motivações do grupo para a investigação, textos explicativos para cada aspecto do problema, a distribuição das falas dos integrantes e a ordem da apresentação. Ao longo das apresentações, peça explicações sobre a escolha das imagens e faça perguntas que levem à reflexão. Ao fim, reserve um tempo para o debate coletivo, destacando os principais resultados e conclusões. Sugira que os grupos encarreguem um colega de anotar os nomes e a ordem de quem vai falar. Cada um deve registrar as considerações para, depois, escrever um texto individual sobre as relações natureza-sociedade em diferentes escalas.

Avaliação 

Considere a participação de cada estudante nas tarefas individuais e coletivas. Examine a clareza e a organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações. No texto individual, leve em conta a maneira como apresentam e discutem, bem como a correta apresentação e utilização das bases de dados, noções e conceitos.

Créditos: Roberto Giansanti Formação: Geógrafo, autor de livros didáticos e consultor educacional.

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