cronica na na sala de aula

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Conceituar o texto opinativo do tipo dissertação
  • Analisar textos de apoio e extrair deles os elementos necessários para construir uma dissertação
  • Produzir um texto opinativo do tipo dissertação

Conteúdo(s) 

Reportagem de VEJA:

  • Crônica

 

Ano(s) 

Tempo estimado 

Três aulas

Material necessário 

  • Cópias dos textos abaixo para todos os alunos:

1) "Prefiro ser criticado a me omitir" (Veja, ed.2309, 20 de fevereiro de 2013). O texto na íntegra está disponível no acervo digital de Veja a partir de 22/02/2013.
2) "Internação compulsória" - artigo de Dráuzio Varella publicado em seu site.
3) "Internação à força de viciados divide especialistas" - reportagem de Luis Kawaguti da BBC Brasil em São Paulo, publicada em 21 de janeiro de 2013. A reportagem está disponível no site da BBC. 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução 

Depois que a prefeitura do Rio de Janeiro e o governo do Estado de São Paulo adotaram uma política pública controversa para os usuários de drogas, com atenção especial aos viciados em crack, o debate sobre a internação compulsória para dependentes químicos está cada vez mais presente na sociedade. Assim como a descriminalização do aborto, o uso de células embrionárias, a comercialização e o porte de armas de fogo ou a legalização da maconha, a discussão sobre a internação compulsória para dependentes químicos é um tema bastante polêmico justamente por provocar opiniões distintas.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi entrevistado por Veja e reforçou sua posição favorável à internação compulsória em casos específicos, além de confirmar que a bancada do PSDB enviou ao Congresso um projeto que pretende reduzir a maioridade penal. Diga à turma que são temas da atualidade como esses que costumam ser explorados pelos vestibulares e concursos públicos do país em forma de texto dissertativo. Aproveite ainda toda esta discussão em torno dos dependentes químicos para mostrar aos alunos como identificar os argumentos usados nos textos de apoio para a construção de textos opinativos.

Antes de começar a sequência didática, prepare cópias dos textos sugeridos para todos os estudantes. Se sua escola tiver uma sala de informática bem equipada, você também pode prepará-la e disponibilizar os textos citados nos computadores. Outra alternativa é projetá-los na sala, caso haja um projetor de imagens na sua unidade.

Comece com uma etapa expositiva sobre textos opinativos. Questione a turma sobre o que é opinar e quais são as características de um texto tipo do tipo dissertação. Por ser um gênero textual bastante praticado no Ensino Médio, espera-se que a turma já esteja mais familiarizada com este tipo de texto e saiba que a dissertação consiste na exposição de ideias em torno de um determinado assunto. Além disso, os exemplares do gênero devem explorar o tema por meio da discussão dos problemas que o envolvem, da defesa de princípios e da tomada de posições, sempre de um modo objetivo e baseado na sequência lógica das ideias e na coerência com que são expostas. Para instigar a participação dos alunos, você pode fazer perguntas objetivas a respeito. Registre as respostas dos estudantes no quadro. Sugerimos algumas questões:

1) Qual a diferença básica entre narrar, descrever e opinar?
2) O emprego da linguagem coloquial e o uso de abreviações são bem vistos numa dissertação?
3) Quais são as três partes fundamentais da redação? Ou seja, como ela deve ser estruturada?
4) Qual a importância da análise objetiva de um tema numa dissertação?
5) Diante de um assunto polêmico é possível defender um ponto de vista contrário ao da maioria? Como devo fazê-lo?
6) Como relacionar os argumentos ao ponto de vista numa dissertação?
7) Qual a função da conclusão numa dissertação? Quais são suas características?


Ao fim desta etapa, leia com a turma tudo o que foi exposto na lousa. Solicite aos alunos que façam as correções quando se fizerem necessárias. Em seguida, peça que anotem tudo nos cadernos. É importante que você, professor, responda as questões acima caso seja observado a falta de conhecimento prévio dos alunos. Se for essa a situação da sua turma, use um exemplo de dissertação para facilitar a explicação.

2ª etapa 

Peça aos alunos para escreverem uma dissertação sobre o tema: Internação compulsória para dependentes químicos. Antes de iniciar a atividade é importante  relembrar os itens discutidos na primeira aula. Ressalte também que para escrever é preciso levar em consideração:

  • A necessidade de se respeitar ao que foi proposto (exemplo: o número mínimo e máximo de linhas a serem utilizadas: entre 20 e 30);
  • O rascunho ajuda a organizar as ideias que estarão na versão final;
  • Rasuras não são bem vistas;
  • A ilegibilidade é item anulatório;
  •  O respeito às margens padronizadas;
  • As características e a importância de um bom título;
  • A correção, clareza, concisão, originalidade, elegância e coesão são elementos que conferem uma boa avaliação da dissertação;
  • Em hipótese alguma, o(a) aluno(a) poderá utilizar frases ou ideias alheias sem fornecer os devidos créditos. Por isso, esclareça o uso da citação. Lembre que se algum aluno optar pelo uso dos argumentos encontrados nos textos de apoio, ele deverá fazê-lo com bom senso e objetividade.


Finalize com um alerta fundamental: a importância do treinar a escrita rotineiramente, pois quanto mais familiarizado o aluno estiver com o gênero, melhor será seu desempenho!

Avaliação 

Analise se os alunos compreenderam as características do texto dissertativo, se seguiram todas as etapas exigidas e se conseguiram usar os textos de apoio sugeridos. Verifique se as redações estão claras e com argumentos fortes e sensatos.  Aponte as adaptações e correções necessárias quando for o caso.

Créditos: Rodrigo Priante Ugá Formação: Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor de Língua Portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo.

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