Criação de uma novela mexicana na aula de espanhol

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Discutir as relações sociais estabelecidas na sala de aula
  • Discutir os conflitos com os adolescentes
 

Conteúdo(s) 

  • Leitura e produção de texto
  • Expressões idiomáticas
  • Expressões temporais

 

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

Um semestre

Material necessário 

  • Material necessário
  • Seriados em espanhol
  • TV e DVD
  • Filmadora ou celular com câmera

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Comece a aula discutindo com a turma sobre as relações sociais e a formação de grupos dentro da classe. Em seguida, explique aos alunos que, nas próximas aulas, eles vão produzir uma novela mexicana com base em conflitos comuns em seu dia a dia. Se achar necessário, converse com o orientador da escola para realizar um levantamento prévio das principais questões de relacionamento que podem ser abordadas.

Apresente à classe cenas de filmes ou episódios de seriados mexicanos que contemplem os temas que serão trabalhados. Com base nessas cenas, o trabalho será iniciado. A ideia é que os alunos observem as cenas, se posicionem sobre o que veem e comecem a pensar em temas que gostariam de aprofundar na novela.

Explique à turma que o trabalho deve ser produzido em espanhol e defina conjuntamente como e quando será apresentado. O vídeo pode ser postado no site da escola, pode ser organizada uma apresentação no recreio, na reunião de pais etc.

2ª etapa 

Proponha que os alunos analisem esse tipo de novela. Explique quais características a turma deve prestar atenção. Quais as marcas de linguagem importantes, que eles precisam aprender para usar em suas produções? Quais as características dos personagens que devem chamar a atenção?

Assista com os alunos alguns capítulos ou trechos de novelas mexicanas para analisar suas principais características: apresentação, estrutura, tipo de música, personagens, vestuários, cenários, tipo de linguagem, forma de filmar e de contar a historia. É uma boa oportunidade para comparar estas novelas com as brasileiras, ressaltando as diferencias, que deverão estar presentes nas produções feitas pelos alunos.

3ª etapa 

Nesta etapa, é hora de fazer um levantamento detalhado com a turma sobre quais as temáticas que gostariam de trabalhar. O professor pode apresentar uma lista inicial e solicitar que elejam algumas ou criar a lista toda com a moçada. Alguns temas que podem ser trabalhados são: preconceito estético relacionado com peso, cor, estilo, as diferenças ideológicas, disputas por namorados e namoradas, moda, sexualidade.

Eleitas as temáticas, peça que os alunos se organizem em grupos. Ofereça um trecho de uma história em espanhol e solicite que, com base nela, cada grupo pense em como seria a continuação. Os grupos devem colocar suas ideias por escrito, em espanhol. Ao final dessa etapa, a turma terá várias opções de história. É hora, então, de analisar as propostas e começar a pensar na história - a turma pode escolher a melhor proposta ou preparar uma nova versão, com as melhores ideias de cada grupo.
 

4ª etapa 

Nessa etapa os alunos irão aprender a trabalhar com roteiros. Para isso, entregue a eles alguns modelos e analise em classe. A ideia é que percebam os aspectos que são contemplados neles: marcações de cena, falas dos personagens, posicionamentos de câmera etc.

Terminada a análise, apresente aos alunos um seriado mexicano (falado em espanhol) e peça que a turma escreva um roteiro com base nele, descrevendo as cenas que assistiram.

5ª etapa 

Com base nas discussões anteriores, construa com a turma a primeira parte do roteiro da novela mexicana que pretendem encenar. Proponha que os alunos definam os personagens principais: como serão, quais as características físicas e psicologias de cada um, quais as relações entre eles. Peça, também, que descrevam a primeira cena em detalhes: como será a apresentação, quais ações estarão acontecendo, as falas etc. Todo o texto deve ser escrito em espanhol.

Em seguida, peça que escrevam um planejamento em tópicos, colocando quais serão as demais cenas. Proponha que os alunos se dividam em pequenos grupos, dividam as cenas e cada um escreva uma parte do roteiro.
 

6ª etapa 

Dedique uma etapa para a produção dos roteiros. Cada grupo deve definir o local em que as cenas vão acontecer, quem são os personagens que participam e como será a ação. Para ajudar a turma na atividade, entregue a eles uma lista de palavras e expressões em espanhol comuns às situações que estão trabalhando.
 

7ª etapa 

Considerando que a história está sendo escrita a muitas mãos, ao final, é necessário que os alunos leiam os textos e produzam uma versão única. Um integrante de cada grupo pode ser escolhido para participar desta etapa. A ideia é fazer uma leitura crítica do material, observar se a história faz sentido, se estão conseguindo passar as mensagens, e quais ajustes devem ser feitos no texto para que o roteiro fique bem encadeado, sem mudanças bruscas de uma cena para a outra.

Quando a turma terminar, recolha o roteiro, leia-o e apresente as correções necessárias. Peça que a turma faça os ajustes para começar as filmagens na etapa seguinte.
 

8ª etapa 

Com roteiro em mãos, proponha que os alunos dividam os personagens, preparem a caracterização necessária e faça alguns ensaios. É importante que a turma preste atenção nas falas e na interpretação.

Em seguida, é hora de filmar a primeira versão da novela. Acompanhe a turma durante a filmagem e, depois, assista o vídeo com eles, apontando os pontos positivos e o que pode ser melhorado. Observe se os alunos usam a linguagem em espanhol de forma adequada, se foram fiéis ao roteiro e se as imagens ajudam a compreender a história. Dê um retorno para a turma e estabeleça um tempo para que filmem novamente as cenas com problemas.

Assista a versão final com a turma e combine como será a exibição para o público.
 

Avaliação 

Avalie cada etapa do projeto, desde a concepção da ideia, a escrita do roteiro e suas revisões, até a produção final. Analise o vídeo, considerando a utilização da língua espanhola nas diferentes situações. Observe, também, se o roteiro foi seguido e se conseguiram passar a mensagem desejada.

Créditos: Claudio Muzzio Formação: professor de espanhol do Colégio Miró, em Salvador

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias