Corrida com carros de sucata
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
8º, 9º
Dez aulas
Chave de fenda, alicate, pistola de cola quente e sucata, de acordo com o carro a ser construído.
Organize os alunos em equipes de quatro integrantes e explique o objetivo do projeto: construir carros capazes de se deslocar sozinhos para fazer uma corrida. Tendo em mãos os brinquedos e materiais que vão dar origem aos carrinhos, oriente a turma a observar como as peças são utilizadas. Explique que, para fazer o carro andar, é preciso desenvolver meios para a propulsão e para manter o movimento.
Aborde a questão da manutenção do movimento apresentando alguns tipos de máquinas simples: alavancas, polias, engrenagens, roda e eixo, plano inclinado, cunha e rosca helicoidal. Mostre que elas possibilitam reduzir, aumentar e alterar a direção da força. Peça que eles procurem as máquinas simples utilizadas nos equipamentos que trouxeram - sistemas com engrenagens e polias podem servir para a construção dos carros. Dê exemplos de como elas aparecem na robótica: um braço mecânico utiliza alavancas, uma esteira automatizada usa engrenagens etc.
Como pôr o carro em movimento? Mostre que todas as formas de impulsionar o carro precisam de algum tipo de energia: elástica (bexiga cheia ou mola de ratoeira) ou química (pilhas e baterias), por exemplo. Explique ainda as transformações de energia envolvidas em cada processo.
Hora de materializar o projeto. Em uma tabela, os alunos devem registrar os materiais necessários, identificando quais eles já possuem na sucata e quais precisam providenciar, as etapas da construção, os sistemas de propulsão e as máquinas simples que pretendem usar. Depois disso, a montagem pode começar.
Peça que os alunos registrem os problemas da construção e as alterações com que resolveram as dificuldades. Proponha, ainda, uma avaliação coletiva dos carros, observando como a garotada se apropria dos conceitos de sistemas de propulsão e máquinas simples.
Créditos: Cristian Annunciato Formação: Pesquisador da Sangari Brasil.
Últimas notícias
Cultura
Educação Infantil: dicas para trabalhar o folclore com as crianças
Confira alguns caminhos para consolidar propostas que valorizem as diferentes manifestações culturais do nosso país
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados