Corrida com carros de sucata

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Construir carros com sucata.
  • Conhecer o funcionamento de brinquedos motorizados.

Conteúdo(s) 

  • Máquinas simples.
  • Noções de eletricidade.
  • Introdução à robótica.

Ano(s) 

8º, 9º

Tempo estimado 

Dez aulas

Material necessário 

Chave de fenda, alicate, pistola de cola quente e sucata, de acordo com o carro a ser construído.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Organize os alunos em equipes de quatro integrantes e explique o objetivo do projeto: construir carros capazes de se deslocar sozinhos para fazer uma corrida. Tendo em mãos os brinquedos e materiais que vão dar origem aos carrinhos, oriente a turma a observar como as peças são utilizadas. Explique que, para fazer o carro andar, é preciso desenvolver meios para a propulsão e para manter o movimento.

2ª etapa 

Aborde a questão da manutenção do movimento apresentando alguns tipos de máquinas simples: alavancas, polias, engrenagens, roda e eixo, plano inclinado, cunha e rosca helicoidal. Mostre que elas possibilitam reduzir, aumentar e alterar a direção da força. Peça que eles procurem as máquinas simples utilizadas nos equipamentos que trouxeram - sistemas com engrenagens e polias podem servir para a construção dos carros. Dê exemplos de como elas aparecem na robótica: um braço mecânico utiliza alavancas, uma esteira automatizada usa engrenagens etc.

3ª etapa 

Como pôr o carro em movimento? Mostre que todas as formas de impulsionar o carro precisam de algum tipo de energia: elástica (bexiga cheia ou mola de ratoeira) ou química (pilhas e baterias), por exemplo. Explique ainda as transformações de energia envolvidas em cada processo.

4ª etapa 

Hora de materializar o projeto. Em uma tabela, os alunos devem registrar os materiais necessários, identificando quais eles já possuem na sucata e quais precisam providenciar, as etapas da construção, os sistemas de propulsão e as máquinas simples que pretendem usar. Depois disso, a montagem pode começar.

Avaliação 

Peça que os alunos registrem os problemas da construção e as alterações com que resolveram as dificuldades. Proponha, ainda, uma avaliação coletiva dos carros, observando como a garotada se apropria dos conceitos de sistemas de propulsão e máquinas simples.

Créditos: Cristian Annunciato Formação: Pesquisador da Sangari Brasil.

Compartilhe este conteúdo: