CORDEL, CONTA E ENCANTA
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Conhecer literatura de cordel.
- Ler por prazer.
-Trabalhar temas relevantes para a sociedade: Respeito ao meio ambiente, princípios morais e èticos ,cidadania.
- Leitura e interpretação de cordel
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
UMA SEMANA.
Cópias do cordel : A MORTE, O ENTERRO E O TESTAMENTO DE JOÃO GRILO . Enéias Tavares dos Santos
Prepare-se para uma conversa com a turma sobre a literatura de cordel: sua origem, o porquê do nome, seu desenvolvimento no Brasil, o preconceito que pesou sobre o gênero no passado, sua valorização nos dias de hoje etc. Em seguida, estude o cordel A MORTE, O ENTERRO E O TESTAMENTO DE JOÃO GRILO, também com a intenção de preparar a leitura em voz alta que você fará para os alunos na 3ª etapa.
Compartilhe com os estudantes as informações reunidas sobre a literatura de cordel. Informe-os de que você vai ler com eles um dos maiores clássicos do gênero - nada menos que o folheto mais vendido de todos os tempos. Caso você tenha conseguido um exemplar original, aproveite para mostrá-lo à sala, deixando que as crianças explorem a ilustração da capa. Se não conseguiu, explique que muitas obras de cordel estão disponíveis na internet e que foi de lá que saiu o texto. Em seguida, avise que você lerá em voz alta a primeira parte do cordel, mas que, no decorrer da atividade, todos poderão desempenhar esse papel.
Leia em voz alta as estrofes enfatizando os temas prospostos. Adequar a entonação e o ritmo da fala. Por fim, informe que, antes de cada uma das sessões de leitura que virão a seguir, elas receberão a cópia de mais uma parte do cordel para que possam preparar a leitura em casa.
Na segunda sessão,Conduza a discussão com perguntas que estimulem a interpretação. Repita o procedimento nas etapas seguintes.
Sessão 3 , Procure no dicionário o que a palavra "inventário" significa?
Sessão 4, o que o personagem João Grilo quis dizer com "Vou deixar muitas indústrias mar e lagos poluindo "?
Sessão 5 , o que personagem quis dizer com "Deixo as usinas de açúcar com as matas acabando"?
Sessão 6, o que o personagem quis dizer com "vou deixar os motoristas sempre as leis desrespeitando"?
Sessão 7. O que os alunos acharam do fim da história?
Verifique se os alunos conseguiram interpretar adequadamente o cordel e analise o compromisso deles com a preparação da leitura.
Ter um intérprete de libras em sala é muito importante para o desenvolvimento do aluno com deficiência auditiva. De qualquer modo, proponha ao aluno que sente nas carteiras da frente e fale pausadamente, articulando bem as palavras, para auxiliar aqueles capazes de fazer a leitura orofacial. Antecipe o cordel que será trabalhado na sequência para o aluno surdo e faça marcações com cores diferentes nas terminações de palavras que rimam e em palavras escritas na variedade popular (como são faladas). Preparar uma espécie de 'glossário com as palavras da língua falada e com a sua grafia na variedade padrão da Língua Portuguesa ajuda o aluno a compreender melhor a proposta do cordel. As ilustrações também contribuem para a aprendizagem desses alunos. Amplie o tempo de realização das etapas da sequência e conte com a ajuda do AEE para que o aluno trabalhe a interpretação do cordel na língua de sinais.
Auditiva
Créditos: Ana Flávia Alonço Castanho Formação: Formadora do Projeto Entorno, de São Paulo
Últimas notícias