Compartilhe:

Jornalismo

Construção e representação de formas geometricas

Porprofessor

02/09/2017

Objetivo(s) 

Reconhecer, formular e interpretar características de figuras geométricas para comunicar suas posições em uma construção.

Conteúdo(s) 

 

 

Ano(s) 

4º, 5º

Tempo estimado 

Seis aulas.

Material necessário 

Seis coleções idênticas de figuras geométricas tridimensionais, feitas de papel-cartão, com vários cubos e tipos de prismas e pirâmides, e seis folhas de papel ofício branco.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Divida a classe em seis grupos, sendo três denominados A e os outros, B. Cada grupo A fica associado a um B. Todas as equipes recebem uma coleção de dez sólidos. O time A cria com eles uma construção sobre a folha branca sem que o B veja. Depois os alunos elaboram uma mensagem para que os oponentes realizem uma construção idêntica. Mas nela não pode haver desenhos. O grupo B tenta executar a tarefa sem fazer perguntas. Na primeira rodada, espera-se que os esquemas não coincidam. Essa dificuldade inicial dará a deixa para você organizar uma discussão sobre os equívocos das mensagens. Que figuras poderiam ter sido escolhidas para não haver confusão? Que termos explicariam melhor a parte em que uma está encostada na outra? Aproveite para recordar e estimular o uso dos nomes corretos e de termos como arestas, vértices e faces. Promova uma síntese e anote em um cartaz alguns combinados:


Dizer o nome da forma geométrica.

Descrever as características dos lados.

Indicar as faces das figuras que se tocam na construção.

Se a figura tiver pontas, deixar claro o lado para o qual ela aponta.

 

2ª etapa 

Repita o jogo em várias aulas, alternando as equipes que constroem e as que fazem a montagem com base nas indicações. Antes de cada rodada, leia os combinados anteriores.

Avaliação 

Faça uma construção com o material geométrico e peça que os alunos elaborem a mensagem com as instruções necessárias para montá-la, verificando o uso dos termos ensinados. Solicite também que eles comparem textos e elaborem algumas construções coletivas a partir delas.    Ponha o cubo no centro da folha. Coloque sobre ele o prisma, alinhando uma de suas arestas maiores com a aresta superior esquerda do cubo. O paralelepípedo deve ir ao lado do prisma, com uma das faces menores para baixo e com uma das arestas alinhada com a aresta superior do cubo. Equilibre a pirâmide de base quadrada sobre o paralelepípedo. Coloque o cilindro atrás do paralelepípedo e do prisma. Fonte: Atividade adaptada da situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livro Matemática El estúdio de las figuras y de los cuerpos geométricos (Ed. Novedades Educativas) Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

Veja mais sobre

Últimas notícias