construcao de cenarios
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Leitura;
Escrita;
Produção textual.
2º
8 aulas
Apresente à turma diferentes materiais para a construção de cenários. Explique que eles podem transformá-los livremente, inventando novas funções para cada um. Uma mesa com um pano por cima, por exemplo, pode virar uma caverna. A idéia é fazê-los visualizar as possibilidades que os objetos adquirem em cena.
O momento, agora, é de direcionar um pouco mais a criação. Divida a turma em grupos. Peça que cada um deles monte, com os materiais disponíveis, uma casa, um rio, um barco, uma floresta e um túnel. Ao final, proponha que os alunos registrem com desenhos os ambientes criados.
Peça que cada grupo escolha os objetos cênicos que gostaria de manter. Baseando-se neles, oriente a classe a criar personagens que possam surgir desse espaço: animais, humanos ou seres fantásticos. Debata as sugestões com o grupo com o objetivo de imaginar de que forma os personagens interagem com o cenário. Ao fim da atividade, proponha um registro por escrito das características dos personagens.
Use o registro dos personagens como ponto de partida para a turma construir um roteiro simples. Em cada grupo, conduza a criação de uma história com acontecimentos criados pelas crianças, solicitando que a anotem por escrito. Sempre que possível, chame a atenção para a possibilidade de inserir os elementos do espaço cênico.
Apoiado nos registros dos alunos e na participação de cada um nas atividades, verifique como cada grupo resolveu os desafios propostos. Além de atentar para a compreensão dos elementos teatrais (cenário, personagens, roteiro etc.), avalie se durante todas as etapas do processo de criação houve respeito às sugestões e às críticas dos colegas.
Créditos: Maria Paula Zurawski Formação: Consultora pedagógica do Instituto Alfa de Cultura, de São Paulo.
Últimas notícias