Conservação da Biodiversidade

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Compreender como se dá a conservação da biodiversidade, avaliar de maneira critica a eficácia dos mecanismos de conservação adotados, compreender a diversidade de espécies existente, reconhecer as principiais áreas detentoras da biodiversidade do planeta e seus mecanismos de proteção.

Conteúdo(s) 

  • Conservação da biodiversidade de espécies do planeta, mecanismos de conservação, iniciativas de conservação, eficácia dos mecanismos de conservação.

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Quatro aulas

Material necessário 

  • Cadernos, lápis, canetas, borrachas, lápis de cor, canetas hidrográficas, cartolinas ou papel cartão, cola branca, cópias de mapas, texto para leitura, entre outros.
  • Material de pesquisa: livros, revistas, computadores com acesso à Internet, câmeras fotográficas e/ou filmadoras.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Inicie uma conversa com os alunos sobre o que compreendem como biodiversidade. Pergunte, então, se consideram importante conservar aquilo que definiram como biodiversidade. Incentive-os a participar, a opinar. Questione sobre quais medidas são mais adequadas para conservar essa biodiversidade. O que podemos fazer? Que atitudes devem ser adotadas? Qual o papel do governo e dos cidadãos?

Após essa introdução ao assunto, distribua copias do texto ¿¿Educação e fiscalização garantem a sobrevivência de espécies¿¿, do site Com Ciência, e proponha uma leitura em roda. Peça que anotem as palavras desconhecidas para que busquem seu significado.

Solicite que destaquem quais os grupos de proteção a natureza citados no texto (ONGs, Institutos etc.). Sugira que façam uma breve pesquisa na internet, em grupos, sobre essas instituições e outras que possam conhecer, buscando saber mais sobre suas atuações, os objetivos dos seus trabalhos. Essa pesquisa pode ser realizada na própria escola, no Laboratório de Informática, ou como tarefa de casa.

Textos de apoio ao professor

 

2ª etapa 

Retome o assunto tratado na aula anterior. Solicite que apresentem os resultados da pesquisa realizada sobre os grupos que atuam na proteção de algumas espécies.
Sugestão: se houver algum grupo que atue na proteção e conservação da biodiversidade próximo a escola, agende uma visita com os alunos. Assim, a turma pode observar o trabalho desse instituto e entrevistar profissionais que trabalham na área.
Apresente aos alunos a figura a seguir, com um ranking de animais ameaçados de extinção em todo o mundo:

 Porcentagem de espécies de diferentes grupos consideradas como em perigo crítico

Lista Vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature), 2007. Fonte Wikipedia
Lista Vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature), 2007. Fonte Wikipedia


Leia com eles o seguinte artigo: Lista Vermelha da IUCN, publicado no Wikipedia. Discuta com os alunos quais os principais animais ameaçados, de acordo com a lista acima e por quê. Incentive a turma a opinar sobre as melhores formas de proteger as espécies ameaçadas.

Pergunte aos alunos o que observam sobre diversidade de espécies no município onde residem. Há diversidade de animais e plantas nas proximidades? Onde estão? Estão protegidos? Quais as espécies mais comuns na região onde moram? Busque com a classe informações sobre a biodiversidade local e proponha a construção de um painel com as espécies locais.

3ª etapa 

Proponha uma saída ao entorno da escola para que possam observar animais e plantas existentes. Peça que registrem, por escrito ou com fotografias, tudo o que encontrarem. Em sala de aula, converse com a turma sobre o que foi visto. Levante questões como: foram observadas muitas espécies? Quais foram? Por que ficam ali?

Organize uma lista com todas as espécies vistas e peça que façam uma pesquisa via internet procurando mais informações sobre cada uma, seus nomes cientificos, principais caracteristicas e observando se alguma delas está ameaçada de extinção. Você pode agrupar a turma e distribuir as espécies identificadas entre os grupos.

4ª etapa 

Agora é o momento de construir o Painel da Diversidade. Divida a turma em dois grupos de trabalho, fauna e flora, e distribua cola, tesoura, lápis de cor etc. Se possível, imprima as fotografias tiradas na saída de campo ou da pesquisa na internet para que colem no painel. Ofereça revistas que possam ser recortadas e que tenham fotos ou informações das espécies observadas. Peça também que desenham o que viram.

Oriente-os a apresentar as espécies, indicando seu nome popular, nome cientifico, características, áreas onde habitam, se estão ameaçadas e quais os riscos que correm. O objetivo é destacar a diversidade de espécies que existe próximo à escola e a importância de valorizá-la. Separe um local no painel para um mapa com a localidade dos animais e plantas retratados.

No final, os alunos devem explicar como organizaram seu painel, quais informações consideraram mais importantes e quais medidas de conservação consideram mais adequadas. Exponha os painéis na escola, em locais onde possam ser vistos.

Avaliação 

A avaliação deve ser realizada gradualmente. Observe durante toda a sequência didática se os alunos compreenderam os conceitos trabalhados. Verifique se entenderam o que é biodiversidade e a importância da sua conservação. Com base nas atividades realizadas, verifique o interesse, a participação nas discussões coletivas e nas atividades em grupo se houve mudança de conceitos com relação à preservação da fauna e da flora.

Créditos: Kelly Cristina Melo Formação: Bacharel e licenciada em Geografia, atua na formação de professores e em consultoria em meio ambiente.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias