Consequências da obesidade para a saúde
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Corpo Humano.
7º, 8º
3 a 4 aulas
Faça um questionamento: o que é obesidade? Isso é uma doença? Ouças as respostas da turma e anote no quadro. Em seguida, use o texto abaixo como base para uma exposição que explique o que é obesidade:
O que explicar para a turma A obesidade é uma doença crônica multifatorial, já que pode ser causada por fatores genéticos, ambientais e até medicamentosos. Pode ser definida também como um acúmulo excessivo de gordura corporal com potencial prejuízo para a saúde. (Marcos D. Muhlpointer) |
Infelizmente, os estudantes costumam ser alvos fáceis de propagandas de produtos industrializados como refrigerantes e salgadinhos. Se elas forem treinadas a se alimentarem de modo correto, já será um grande passo para se evitar o aumento dessa epidemia que faz tanto mal à saúde!
Explique que dois tipos de alimentos devem ser evitados: as gorduras e o sal. As gorduras, principalmente as de origem animal, são altamente prejudiciais ao organismo. Frituras e óleos devem ser evitados. Lógico que a gordura não pode desaparecer do nosso cardápio, mas deve diminuir consideravelmente. O problema dos sais minerais, principalmente o excesso do sódio (presente no sal de cozinha), é a retenção de líquido. Com mais água no organismo, a tendência é o aumento do volume sanguíneo, o que provoca alterações cardiovasculares graves.
Não se deve comer de modo espaçado. O intervalo entre as refeições deve ser preenchido com pequenos lanches, frutas, sucos ou chás. Isso evita que o corpo acumule gordura. Uma vez que as células sempre estarão ativadas, isso determina uma diminuição na necessidade de acumular reservas para longos períodos sem comer.
Sem dúvida nenhuma que uma grande componente da obesidade é o sedentarismo. Desde a invenção do controle remoto, as pessoas começaram a se movimentar menos. É lógico que a tecnologia não é responsável pela obesidade. Mas o mundo moderno cheio de deveres e obrigações, em que temos pouco tempo para cuidar do corpo, força as pessoas a relaxarem demais quando encontram com algum tempo livre. A atividade física deve ser diária, aeróbica e direcionada. Para perder peso é preciso gastar o que foi acumulado ao longo do tempo.
O corpo do ser humano é um excelente acumulador de gordura, mas um fraco consumidor das gorduras estocadas. Por isso é difícil perder peso em pouco tempo. Daí a necessidade de se fazer atividades físicas aeróbicas com regularidade. Evolutivamente o corpo se desenvolveu para acumular reservas nutricionais, pois não se sabia quando seria possível encontrar o próximo animal para as refeições. Isso permitiu ao corpo acumular gordura de forma muito rápida.
Vale destacar, mais uma vez, que é fundamental ter cuidado ao tratar do assunto obesidade, pois pode ser que haja na sala algum aluno obeso. Essa condição tem uma dimensão social importante na vida do pré-adolescente. Não raro há discriminação, aceita ou velada, por causa do peso e da estética - o que, no limite, pode gerar problemas sérios como bulimia ou anorexia.
Além disso, o próprio aluno obeso se sente constrangido por não conseguir realizar tudo o que é proposto. E, evidentemente, isso pode ser mais prejudicial nas meninas. Por tudo isso destaque com a turma que é importante tratar o problema do ponto de vista da saúde pública, sem discriminar ou fazer piada.
Não há como fazer um trabalho preventivo contra a obesidade sem associar as aulas de Ciências com a área da Educação Física. A proposta dessas atividades é interdisciplinar, portanto, se possível, converse com o professor de Educação Física e elabore algumas aulas em conjunto. O projeto pode durar o ano todo, com monitoramento contínuo e atividades regulares de conscientização. Ou pode exigir um termo menor, como um trimestre ou um bimestre, dependendo do planejamento escolar.
Peça que os estudantes pesquisem as funções dos nutrientes mais importantes para a alimentação humana como carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas. Eles deverão preencher um quadro comparativo que também contenha em que alimentos podem ser encontrados esses nutrientes e qual a quantidade correta a ser digerida:
Outra hipótese é pedir que pesquisem a pirâmide alimentar. Essa classificação mudou muito ao longo dos anos. É interessante que a turma analise as causas de tantas transformações.
Para ter uma ideia, as primeiras pirâmides alimentares não incluíam atividades físicas. Hoje em dia, já podem ser incluídas na pirâmide alimentar, pois a alimentação saudável deve estar associada a uma atividade física regular.
Este é a hora da turma analisar a própria dieta! Proponha um levantamento dos hábitos alimentares. Peça que os estudantes montem uma tabela descrevendo o que comem, a quantidade e os horários. Basta fazer esse levantamento por uma semana para constatar se comem de maneira equivocada. Nesse levantamento você vai encontrar estudantes que comem mais do que o necessário e outros que se alimentam menos do que deveriam.
Depois desse levantamento, os alunos podem pesquisar como deve ser a dieta de uma pessoa na faixa etária deles.
As pesquisas devem ser associadas ao levantamento sobre a alimentação dos alunos. Por meio dessa relação eles serão capazes de avaliar a própria dieta. Isso é importante para ligar alimentação às condições de saúde e para compreender que a obesidade pode levar a outras doenças sérias como hipertensão.
Créditos: Marcos D. Muhlpointner Formação: Biólogo e professor de Ciências do Colégio I. L. Peretz
Últimas notícias