Conhecendo os animais
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Produção de textos informativos ditados ao professor.
1º
1 aula
Trabalhar em conjunto com a intérprete de Libras da sala, para que ela se pronuncie quanto a necessidade de preparo prévio para o vocabulário. Deixar descrito na lousa as questões, os nomes, e um espaço da lousa para a intérprete trabalhar o tema com o (s) aluno (s) surdo (s). Deixar a intérprete participar também da leitura, e ensinar para a sala alguns sinais chave da discussão.
Levante os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre o tema. Registre num cartaz: "O que já sabemos sobre os filhotes". Pergunte que animais as crianças se interessam em estudar e coloque questões do tipo "como será que as mães cuidam dos filhotes?" e "o que será que elas trazem para eles comerem?". Compartilhe a ideia do projeto: elaborar um desenho do que foi lido em sala para montar em conjunto um encarte de animais que as crianças eprenderam durante a leitura. Liste na lousa os animais para que as crianças visualizem e passem informações sobre os mesmos.
Programe a exibição de um vídeo sobre os animais estudados. Peça que a turma construa um registro coletivo.
Com base nas anotações das informações passadas pelos alunos, a turma planeja, junto com você, como escrever um texto sobre o que foi aprendido. Os alunos ditam e depois verificam se está de acordo com o planejamento. Revise no fim.
Observe o que as crianças aprenderam sobre filhotes e as estratégias de leitura que usaram para buscar informações.
Antecipe essa etapa para o aluno a para a intérprete de Libras da sala, pedindo que ele traga figuras de animais de que gosta. No momento da introdução ao tema, solicite a participação, mostrando-as ao grupo. Disponibilizar figuras que possam ser passadas com as curiosidades sobre os filhotes, propor um mapa mental para exemplificar o conteúdo do texto que criarão com as informações passadas por todos os alunos, deixando na lousa para fácil consulta. Dirija perguntas ao estudante que exijam respostas objetivas ou expressas pela afirmação ou negação, sempre solicitando auxílio da intérprete. Organize um trio e, caso o surdo ainda não escreva, estimule sua contribuição, acompanhando atentamente o trabalho dos amigos. Atue intermediando a expressão de suas ideias para os colegas.
Auditiva
Créditos: Ana Flávia Alonço Formação: Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita
Últimas notícias