Conhecendo minha localidade

POR:
professor

Objetivo(s) 

Identificar como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade.

Conteúdo(s) 

- História local e localidade

Ano(s) 

Tempo estimado 

5 horas

Material necessário 

- Cada aluno deve receber uma folha de papel pautada
- Três imagens da localidade: uma antiga, uma recente e uma de época intermediária

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Começaremos apresentando a eles duas imagens (podem igualmente ser desenhos, não necessariamente fotos) da sua localidade. Uma antiga e outra mais atual. Não necessariamente precisam ser imagens do mesmo lugar. 
Pediremos inicialmente que os alunos procurem reconhecer o que mudou na paisagem - nos tipos de construções, até mesmo nas características técnicas da imagem. Solicitaremos que todos levantem essas questões e registraremos na lousa o que eles disserem.
A imagem que mostra a mesma localidade em um momento histórico entre o tempo das duas primeiras permitirá a proposta da seguinte questão, que pode ser respondida por escrito: Conte a história da nossa cidade/bairro/localidade/comunidade, usando o que você sabe a respeito disso e se baseando nas imagens apresentadas.

Recolheremos as produções dos alunos para a análise dos conhecimentos que eles têm a respeito desse assunto.

Análise e registro de resultados 

Quando falamos dos conhecimentos que os alunos têm acerca desse assunto, não queremos dizer somente as informações de que eles dispõem, ou os aspectos da história local que já conhecem. A análise de resultados se refere a descobrir como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade, cidade, bairro e comunidade ou o que aplicam a própria realidade.

Portanto, ao ler as produções das crianças, procuraremos identificar quais aspectos eles trazem para explicar o desenvolvimento histórico da localidade:

- Dão muita ênfase a ações individuais de algumas personalidades? Ou dão ênfase de menos às personalidades locais?

- Fazem referências a acontecimentos históricos os quais você não chegou a mencionar em aula? Quais?

- Reconhecem nas imagens apresentadas fontes de informação para seus pequenos textos?

- Conseguem descrever um processo histórico (seja ele qual for) que ligue o momento inicial ao momento atual?

 

Créditos: Daniel Helene Formação: Coordenador pedagógico do Centro de Estudar Acaia Sagarana

Compartilhe este conteúdo: