Comparando valores numericos

POR:
professor

Objetivo(s) 

Utilizar critérios apoiados nas regras do nosso sistema de numeração para comparar números de até três algarismos.

Conteúdo(s) 

Ordenação

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

3 ou 4 aulas

Material necessário 

  • Para cada dupla de alunos, três cartões de 7 x 10 centímetros, com algarismos diferentes (por exemplo: 5, 8 e 1)
  • 12 cartões em branco

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Distribuir os cartões e pedir que os  alunos montem números de dois ou três algarismos sem repeti-los (elas podem chegar a 12 no máximo) e anotem cada um deles em um cartão em branco. 

2ª etapa 

Propor  que os alunos  ordenem os números que formaram.

Avaliação 

Organizar os alunos  em pares e entregue para cada dupla um cartão com um número de dois algarismos (o 53, por exemplo). Depois entregar outro cartão com um algarismo escrito (o 4, por exemplo) e perguntar em que posição em relação ao 35 ele deve ser colocado para formar o número maior possível. Se for à esquerda, ficará 435 e, se for à direita, 354. Propor sucessivamente diferentes "terceiros algarismos" para depois discutir com os alunos em quais situações é melhor colocá-lo à direita e em quais à esquerda. Pedir  que os estudantes elaborem uma conclusão geral, fundamentando-a, e a registrem no caderno.    

Flexibilização 

Antes de propor esta atividade, prepare com tinta de alto-relevo os cartões com os algarismos que serão trabalhados. Sugira o trabalho em equipe para auxiliar o aluno a acompanhar a aula. Se já souber braile, ele pode realizar os registros com esse sistema. Vale, também, ampliar o tempo de realização da atividade e fazer com que ele retome exercícios semelhantes no contraturno, para que desenvolva melhor suas estratégias e fixe os conteúdos.

Deficiências 

Visual

Compartilhe este conteúdo: