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Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
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comparando receitas

Por: professor

Objetivo(s) 

- Ler para localizar informações
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.

Ano(s) 

Tempo estimado 

uma aula

Material necessário 

- Computadores com acesso à internet
- Receitas diversas (doces, bolos, sucos, biscoitos e tortas)

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Proponha a sequência aos alunos: diga que vão realizar uma série de receitas e depois compartilhar com os pais e as merendeiras aquelas que forem eleitas as melhores. Converse com o grupo sobre as preferidas. Distribua livros de receitas e promova uma conversa sobre as características que observam nos textos: para que servem, a disposição gráfica e a linguagem utilizada.

Pergunte às crianças se conseguem ler algumas das receitas presentes nos livros distribuídos. Ouça as respostas. Para responder, elas devem fazer uma leitura exploratória dos textos, acionando os conhecimentos sobre a escrita e utilizando outras pistas oferecidas, como ilustrações, negritos em títulos, números etc.

2ª etapa 

Escolha com os alunos uma receita simples para executar (pode ser um biscoitinho com poucos ingredientes ou um bolo). Diga que num primeiro momento farão o prato escolhido e depois irão procurar na internet uma receita parecida para comparar os ingredientes e o modo de fazer.
Faça a receita escolhida, seguindo as instruções do texto escrito. Neste momento, todos recebem a cópia do texto. Você faz a leitura das instruções e os estudantes participam da atividade, acompanhando a leitura e a execução da receita.

Em seguida, proponha que, em duplas, procurem na internet uma receita do mesmo prato. Por exemplo: se vocês fizeram bolacha de leite, todos devem procurar bolacha de leite; se assaram um bolo de milho, precisam procurar bolo de milho. Se os alunos já estiverem familiarizados com os comandos da internet e com os sites de busca, podem procurar sozinhos (apenas com sua supervisão). Para eles, será um desafio pensar nas palavras mais certeiras para escrever no campo de busca: receitas, culinária, bolo de milho etc. Se eles não estiverem familiarizados com os comandos da internet e com os sites de busca, faça a pesquisa com eles.

Com a receita aberta na tela do computador, peça que a comparem à realizada por você. Em seguida, proponha que alterem a versão encontrada na internet para que fique igual à receita executada no grupo. Para comparar os dois textos, as crianças utilizam seus saberes sobre a escrita, a identificação de palavras conhecidas (como ingredientes), de números e de quantidades. Elas utilizam todo o saber de que dispõem sobre a escrita e o texto receita para descobrir o que não sabem. No momento de organizar as duplas, é preciso considerar que para essa atividade quem tem escrita pré-silábica deve ser agrupado com quem possui escrita já fonetizada (que faz análises sonoras convencionais). Essa não é uma regra, mas, nesse caso, as crianças com escritas pré-silábica têm a oportunidade de aprender mais ao lado de crianças que produzem escrita fonetizada. Crie boas condições didáticas para que a leitura faça sentido - essa não é uma proposta de leitura decifratória nem de adivinhação.

Escolher uma receita mais simples, ler com o grupo, executá-la, agrupar as duplas de modo que possam potencializar aprendizagens e trocar informações, propor a comparação entre as receitas e pedir que alterem a segunda para que fique idêntica à primeira são intervenções didáticas intencionais e fundamentais para que a atividade promova boas reflexões e incida na aprendizagem dos alunos. Essa é uma interessante situação de reflexão sobre o sistema integrado a uma prática social de leitura e revisão.

3ª etapa 

Depois de os alunos compararem os textos e fazerem as alterações, peça que as duplas compartilhem os textos modificados. Elas devem justificar as mudanças realizadas nos textos. Repita a mesma sequência com outra receita: leia e execute uma versão coletivamente, organize as duplas, proponha que procurem na internet uma receita semelhante, peça que comparem, analisem as diferenças e façam as alterações na segunda versão de modo que o texto fique igual ao da primeira.

Avaliação 

Registre suas observações sobre a participação de todos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram as escolhas. Observe se as duplas foram produtivas ou não. Anote também as suas intervenções mais importantes para a orientação do grupo. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir. Produto final Organize com o grupo uma coletânea com as receitas de que mais gostaram e distribua para os pais e as merendeiras.

Créditos: Beatriz Gouveia Formação: Coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá e professora da Pós-Graduação em Alfabetização do Ise Vera Cruz.

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