Comparação entre hábitos modernos e antigos
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Creche, Pré-escola
quatro meses
Imagens das festas, máscaras, comidas, vídeos ou DVDs que se passam na Idade Média (O Homem da Máscara de Ferro, O Conde de Monte Cristo, Henrique V, Shakespeare Apaixonado, A Espada Era a Lei etc.).
Em círculo, durante a exploração de objetos, leituras e pesquisas.
Leve para a roda uma mala com máscaras e um álbum de imagens que retratem as vestimentas da Idade Média, incluindo as de bailes nos castelos e as usadas nas ruas. Pergunte se a turma sabe quem vestia esse tipo de roupa (nobres ou servos) e registre as suposições para verificar quais são as necessidades de aprendizagem. Deixe a mala num lugar de fácil acesso para que todos possam brincar com ela. Reserve alguns encontros para ler vários livros de histórias sobre essa época e conversar sobre os hábitos e costumes daquele tempo.
Escreva um convite chamando toda a turma para um baile de máscaras e leve-o para a roda. Leia-o na íntegra. É importante constar do texto que a festa é à fantasia e que será num castelo. Pergunte a cada um como pretende se vestir. Eles já terão várias referências e poderão buscar outras na mala. Apresente imagens de máscaras medievais e peça que escolham uma para confeccionar em papel machê.
Exiba trechos do filme Henrique V que mostrem as refeições para que a turma verifique o que se comia e bebia. Solicite que a classe dite para você as iguarias mais consumidas e o que seria legal oferecer no baile. Faça as substituições necessárias (suco de uva em vez de vinho, por exemplo).
Envie com antecedência os bilhetes para as famílias explicando que os pequenos devem ir a caráter. Organize o espaço com a decoração e a alimentação definidas com o grupo e entregue as máscaras no início do evento.
Observe se as falas durante as pesquisas e conversas trazem, como conteúdo, relatos e comparações entre a época estudada e a atual. Avalie também a participação de cada um ao longo do processo, identificando as intervenções necessárias. Lembre-se de que às vezes é necessário adequar a proposta para que todos se insiram nas atividades.
Créditos: Claudia Muniz Formação: Formadora e coordenadora pedagógica da Escola Gaivota, em São Paulo.
Últimas notícias