Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Comparação entre hábitos modernos e antigos

Por: novaescola

Objetivo(s) 

  • Reconhecer as mudanças e permanências dos costumes e de roupas ao longo da história. 
  • Obter informações com base em imagens. 
  • Observar hábitos modernos e compará-los aos antigos.

Conteúdo(s) 

 







 

Ano(s) 

Creche, Pré-escola

Tempo estimado 

quatro meses

Material necessário 

Imagens das festas, máscaras, comidas, vídeos ou DVDs que se passam na Idade Média (O Homem da Máscara de FerroO Conde de Monte CristoHenrique VShakespeare ApaixonadoA Espada Era a Lei etc.).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Em círculo, durante a exploração de objetos, leituras e pesquisas.

Leve para a roda uma mala com máscaras e um álbum de imagens que retratem as vestimentas da Idade Média, incluindo as de bailes nos castelos e as usadas nas ruas. Pergunte se a turma sabe quem vestia esse tipo de roupa (nobres ou servos) e registre as suposições para verificar quais são as necessidades de aprendizagem. Deixe a mala num lugar de fácil acesso para que todos possam brincar com ela. Reserve alguns encontros para ler vários livros de histórias sobre essa época e conversar sobre os hábitos e costumes daquele tempo.

2ª etapa 

Escreva um convite chamando toda a turma para um baile de máscaras e leve-o para a roda. Leia-o na íntegra. É importante constar do texto que a festa é à fantasia e que será num castelo. Pergunte a cada um como pretende se vestir. Eles já terão várias referências e poderão buscar outras na mala. Apresente imagens de máscaras medievais e peça que escolham uma para confeccionar em papel machê.

3ª etapa 

Exiba trechos do filme Henrique V que mostrem as refeições para que a turma verifique o que se comia e bebia. Solicite que a classe dite para você as iguarias mais consumidas e o que seria legal oferecer no baile. Faça as substituições necessárias (suco de uva em vez de vinho, por exemplo).

4ª etapa 

Envie com antecedência os bilhetes para as famílias explicando que os pequenos devem ir a caráter. Organize o espaço com a decoração e a alimentação definidas com o grupo e entregue as máscaras no início do evento.

Avaliação 

Observe se as falas durante as pesquisas e conversas trazem, como conteúdo, relatos e comparações entre a época estudada e a atual. Avalie também a participação de cada um ao longo do processo, identificando as intervenções necessárias. Lembre-se de que às vezes é necessário adequar a proposta para que todos se insiram nas atividades.

Créditos: Claudia Muniz Formação: Formadora e coordenadora pedagógica da Escola Gaivota, em São Paulo.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar