Comparação de ofertas

POR:
NOVA ESCOLA

Objetivo(s) 

- Utilizar estratégias de cálculo aproximado baseadas em conhecimentos sobre o sistema de numeração e uso das propriedades das operações.
- Organizar dados e informações em tabelas de dupla entrada.

Conteúdo(s) 

- Aproximação (arredondamento).

- Cálculos e multiplicação.

 

Ano(s) 

1º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Três aulas.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Proponha que os alunos pesquisem o que é uma cesta básica. Peça que eles façam uma lista de quais produtos podem fazer parte de uma cesta para uma família de quatro pessoas: dois adultos e duas crianças em idade escolar. Nessa discussão, pode-se debater a escolha entre qualidade de produtos e preço mais baixo, quantidade de produtos e preferência familiar. Exemplo: numa família que come massa mais de uma vez por semana, macarrão pode ser um produto essencial; já para uma família que substitui carne por soja, derivados desse grão seriam muito importantes. Peça que os alunos façam uma pesquisa de preços nos supermercados frequentados por seus pais e levem os folhetos das ofertas para a sala de aula.

distribua tabela abaixo: intrua os alunos a usar dados apresentados no folhetos pra preenche-las colocando os preços ao lado do nomes de cada produtos. pedir que circulem com lapis de cor o menor preço de cada itém

 

A(Ctrl/Cmd+C).

 

2ª etapa 

Proponha que a dupla calcule em qual supermercado é mais vantajoso comprar toda a lista de produtos. Enfatize que, nesse momento, não é necessário fazer um cálculo exato - basta saber um valor aproximado. A estimativa em cálculos aritméticos consiste na possibilidade de realizar aproximações. Como a estratégia busca rapidez, utilize números "redondos" para facilitar as operações.

Avaliação 

Proponha que os estudantes trabalhem com uma planilha já preenchida e analisem o cálculo realizado por uma dupla de crianças. Uma dupla encontrou os seguintes preços para alguns produtos da cesta básica pesquisada:    Em seguida, fez os seguintes cálculos:  E concluiu: tanto faz comprar esses produtos da cesta básica no supermercado A ou no B. Depois que todos os alunos tiverem analisado as tabelas de produtos e preços, pergunte para a turma: 1) Você concorda com o preenchimento das tabelas feito pelas crianças? Justifique. 2) Junto com seu par, procure entender o que essa dupla fez e avalie se os estudantes usaram um bom procedimento para resolver o problema. Observe se as duplas conferem o cálculo aproximado realizado no problema proposto fazendo cálculo exato e se concluem que há uma diferença significativa no valor total da compra. Analise como justificam sua resposta e se há avanços em relação às justificativas dos problemas propostos nas etapas iniciais. Outros problemas podem ser propostos e adaptados a esta sequência, utilizando folhetos de eletrodomésticos e móveis de grandes lojas.

Flexibilização 

Com o auxílio da família ou do AEE, prepare uma ficha com instruções claras a respeito de quais informações o aluno deve obter em suas pesquisas. Oriente também a maneira que o adulto deve colaborar. Em classe, explique as etapas do trabalho para o aluno com  deficiência visual e diga como será sua participação. Se na sua escola houver o tradutor em libras, oriente-o para que realize as explicações - acompanhe esse momento e colabore para esclarecer as possíveis dúvidas do aluno. Organize a dupla com um aluno colaborador e o oriente a auxiliar o colega em suas dúvidas. É importante sempre revezar a parceria para que tanto ele como os demais vivenciem diferentes experiências. Se não houver um tradutor, faça no quadro essa explicação utilizando exemplos. Observe se o aluno está bem posicionado, sentado de frente e com boa visibilidade. Explore bastante o registro no quadro para suas explicações, utilize exemplos e, se necessário, faça intervenções individuais - iniciando o exercício com a dupla, por exemplo.  

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Ida Maria Fanchini Formação: Professora de Matemática da EMEB Donald Savazoni, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

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