Compartilhe:

Jornalismo

Comparação de frações com cálculo mental

Pornovaescola

02/09/2017

Objetivo(s) 

Utilizar o cálculo mental como ferramenta para comparar frações.

Conteúdo(s) 

 
  • Números racionais

Ano(s) 

Tempo estimado 

6 aulas

Material necessário 

Lápis e papel.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Nas aulas posteriores, para aprofundar a discussão, crie oportunidades para que a turma resolva problemas dos seguintes tipos:

  • Tenho de comprar 2 quilos e 1/4 de café. No supermercado, há pacotes de 1/2, 1/4 e quilo. Que pacotes devo levar? Quais as possibilidades? Quais escolho para levar a menor quantidade de pacotes?
  • Alunos de outras séries afirmam que 1/5 é a metade de 1/10 e outros dizem que 1/10 é a metade de 1/5. Quem tem razão? Oriente-os a refletir recordando a atividade dos chocolates ou outros exemplos do trabalho já realizado com as frações.

2ª etapa 

Lance a seguinte discussão para o grupo: quanto é a metade de 12/8? Muitos responderão que é 6/4, pois estarão usando os critérios válidos para os naturais, sem se dar conta de que 12/8 e 6/4 são frações equivalentes. Caso alguém afirme que a metade de 12/8 é 12/4 ou 6/8, peça para esse estudante explicar como chegou a esses resultados. Em seguida, coloque outras questões: e se quisermos o dobro de 12/8? O leque de opções será igualmente variado: 24/8? 12/16? 24/16?

Avaliação 

Peça que os alunos indiquem os pesos a ser agregados para equilibrar os pratos da balança (veja a ilustração ao lado). Observe o raciocínio de cada um e peça que expliquem como chegaram às conclusões.

Veja mais sobre

Últimas notícias