COMO VOCÊ ME OUVE?

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados;
  • Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético. 

Conteúdo(s) 

Escrita

 

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

9 aulas

Material necessário 

  • Livros de parlendas;
  • Canetas coloridas;
  • Giz de cera;
  • Lápis preto;
  • Letras móveis.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresentar parlendas aos alunos e contar que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Ler uma delas, perguntar se conhecem outras e iniciar a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e acrescente à lista.

 

2ª etapa 
Dividir a classe em grupos. Distribuir um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Pedir que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retomar a parlenda oralmente e anunciar qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, fazer perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Pedir que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.

 

3ª etapa 

Formar duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribuir as letras e relembrar oralmente a parlenda. Fazer intervenções: "Quantas letras deve ter esse pedaço?", "Com qual letra deve terminar o verso?". Pedir que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.

 

4ª etapa 

Após a escrita das parlendas, criar com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.

 

5ª etapa 

Montar os livros e distribui-los aos alunos. Pedir que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado.

 

6ª etapa 

Propor a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, dividir a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.

 

Produto final 
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.

Avaliação 

Observar se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?

Flexibilização 

Encaminhe para o aluno algumas parlendas como lição de casa para que a família o ajude a memorizar partes da história e os títulos. 3ª etapa Coloque o aluno com uma das duplas e considere os conhecimentos dele ao realizar esse agrupamento.

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Clélia Cortez Formação: Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo: