COMO VOCÊ ME OUVE?
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Escrita
1º, 2º
9 aulas
Apresentar parlendas aos alunos e contar que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Ler uma delas, perguntar se conhecem outras e iniciar a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e acrescente à lista.
Formar duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribuir as letras e relembrar oralmente a parlenda. Fazer intervenções: "Quantas letras deve ter esse pedaço?", "Com qual letra deve terminar o verso?". Pedir que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.
Após a escrita das parlendas, criar com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.
Montar os livros e distribui-los aos alunos. Pedir que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado.
Propor a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, dividir a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.
Produto final
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.
Observar se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?
Encaminhe para o aluno algumas parlendas como lição de casa para que a família o ajude a memorizar partes da história e os títulos. 3ª etapa Coloque o aluno com uma das duplas e considere os conhecimentos dele ao realizar esse agrupamento.
Intelectual
Créditos: Clélia Cortez Formação: Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Últimas notícias