Como incentivar a produção escrita em espanhol com o filme "O Orfanato"

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Estimular a produção escrita em espanhol por meio de uma atividade que incentive a criatividade.

Conteúdo(s) 

Compreensão oral e produção escrita. Conectores gramaticais temporais (después de, antes que etc.), opositores (igualmente, así como etc.) e, em níveis mais básicos, pronomes relativos (quien, como, cuando etc.).

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

- Filme "O Orfanato".

Trechos selecionados
O início do filme, que conta a história da mulher em sua infância e depois de adulta (40s a 8m48s); cenas de flashback (35m50s a 37m34s) e o final (1h23m00s a 1h37m10s). Embora o filme seja de terror, a classificação indicativa dele no Brasil é 14 anos. Se possível, passe o fim na íntegra. Caso contrário, evite as cenas com mais suspense.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
O filme conta a história de uma mulher que cresceu em um orfanato e depois de muito tempo retorna ao local com o marido e o filho para reformá-lo e reabri-lo. Porém forças estranhas acabam afetando o comportamento a família e muitos fatos aterrorizam sua vida a partir de então. A professora Ianina Zubowicz, que leciona espanhol na Skill, em São Paulo, recomenda o filme porque prende a atenção dos alunos, que sempre têm uma opinião sobre ele. “Aproveitando o interesse que desperta nos jovens é ideal para trabalhar com um conteúdo importantíssimo: a produção escrita”, diz.

Passe o filme na íntegra com áudio e legenda em espanhol e peça que os alunos anotem dúvidas quanto ao vocabulário. No final da exibição, esclareça-as e promova uma conversa, em espanhol, sobre as situações ali mostradas para que os alunos possam compartilhar suas impressões e o que compreenderam do enredo. Em seguida, passe novamente o último trecho e peça que reescrevam parte do diálogo entre os personagens, criando um novo roteiro para o filme, com um fim alternativo.

Avaliação 

Analise a participação dos jovens nas atividades e a qualidade do texto produzido, corrigindo questões gramaticais e de estrutura de texto.

Créditos: Ianina Zubowicz Formação: professora de espanhol na Skill, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo: