Como identificar fontes confiáveis de pesquisa na Internet
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Identificar fontes confiáveis para pesquisa na internet
3º, 4º, 5º
2 aulas
Escolha um tema de estudo com seus alunos e estabeleça os pontos mais importantes para investigar, definindo as perguntas que devem ser respondidas na pesquisa.
Na sala de informática, pergunte se eles conhecem sites que servem para fazer pesquisa. Aproveite a oportunidade para explicar como funcionam. O Google, por exemplo, tem um enorme banco de dados e busca nele a palavra ou frase pesquisadas sem levar em consideração se as informações do site são certas ou erradas.
Acesse o Google e pergunte quais são as melhores palavras-chave para o tema pesquisado. Questione os estudantes sobre a qualidade dos resultados a fimcom os comandos do computador. de que compreendam que, quanto mais específicos os termos ou a frase usado no campo "busca", melhores são os resultados.
Proponha uma situação-problema, confrontando dois sites que possuam informações conflitantes sobre o tema da pesquisa. Pergunte: "Em qual confiar? Por quê?". Caso alguém entre no primeiro link e imprima as informações sem verificar se elas são corretas, discuta os critérios para selecionar sites confiáveis e pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles. ".org" refere-se a sites de organizações não governamentais, ".com", a endereços comerciais, e ".gov", a sites do governo.
Oriente os alunos a selecionar três bons sites para a pesquisa proposta inicialmente. Peça que expliquem critérios de escolha e certifiquem-se de que as informações obtidas respondem aos questionamentos.
Programe uma nova visita ao laboratório de informática e proponha outra pesquisa. Observe se os alunos utilizam palavras-chave adequadas ao conteúdo, escolhem os sites, verificando sua procedência, e analisam sua confiabilidade.
1ª etapa Converse individualmente com o aluno a cada etapa, oferecendo consignas objetivas e explicando algumas das competências que serão desenvolvidas a cada etapa. 2ª etapa Coloque o aluno junto a uma dupla ou para trabalhar com você. Assim, ele terá mais tempo e oportunidade para aprender e se familiarizar
Intelectual
Créditos: Érica de Faria Dutra Formação: professora do Colégio Rainha da Paz, em São Paulo
Últimas notícias