Como fazer relações entre textos com opiniões diferentes
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
- Identificar posições distintas relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
- Identificar argumentos empregados na sustentação de um ponto de vista.
- Avaliar a pertinência dos argumentos apresentados.
- Produzir uma carta do leitor sobre uma matéria jornalística.
- Leitura de textos argumentativos.
- Produção de texto argumentativo.
6º, 7º, 8º, 9º
Cinco aulas.
- Cadernos.
- Folha pautada para produção de texto.
- Lápis.
- Cópias dos dois textos de especialistas publicados no jornal O Estado de São Paulo de 27 de janeiro de 2008 na seção "A questão é".
VOCÊ É A FAVOR DA PROIBIÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMAS VIOLENTOS? SIM - Se queremos combater a violência, temos que lidar também com suas causas e uma delas pode ser esse tipo de jogo eletrônico. Por propiciar uma participação ativa do jogador na criação da violência, a influência que ele exerce sobre as pessoas é muito maior que a de filmes ou programas de televisão, por exemplo. Existem pessoas que são mais suscetíveis a essa influência. Aquelas com personalidade limítrofe ou compreensão limitada podem confundir jogo e realidade. Como crianças que assistem ao desenho do Homem-Aranha e depois agem como se realmente fossem o super-heroi. Todos nós - mesmo os considerados normais - interiorizamos essa violência, ainda que de forma controlada. Mas em uma situação em que nosso controle é diluído, com o uso de álcool ou drogas, por exemplo, um comportamento agressivo pode aflorar. Uma sociedade tolerante à violência como a brasileira, em que há muita impunidade, é um complicador. Mesmo sem uso de drogas o jovem pode se tornar violento por acreditar que vá ficar impune. |
Inicie a atividade propondo aos alunos que escrevam uma carta para a Seção "Carta do Leitor", mantida por um jornal da cidade. A correspondência deve expressar a opinião do aluno sobre uma matéria que o jornal publicou e que lhe diz respeito: a recente proibição de jogos eletrônicos com temas violentos sob a alegação de que poderiam prejudicar a formação dos adolescentes. Explique que, para escrever sua carta ao jornal, eles devem antes ler e analisar a matéria mencionada, que apresenta a opinião de dois especialistas.
Apresente os textos do jornal e peça que façam uma leitura individual.
Solicite aos estudantes a formação de grupos em trios. Eles deverão identificar os quatro argumentos que o autor do texto "SIM" empregou para justificar a concordância com a proibição.
Convide um grupo a apontar um argumento, em seguida outro até que os quatro argumentos tenham sido identificados. Verifique se os alunos reconheceram os seguintes pontos:
1) No caso dos jogos eletrônicos, o jogador tem uma participação mais ativa na construção da violência do que a que ocorre quando ele assiste à TV.
2) Algumas pessoas são mais propensas a confundir jogo e realidade e podem se deixar influenciar pelo conteúdo violento do jogo.
3) Mesmo que de forma controlada, as pessoas interiorizam a violência presente nos jogos eletrônicos e, em momentos em que o autocontrole está comprometido, um comportamento agressivo pode aflorar.
4) A pessoa pode manifestar-se de forma violenta por julgar que ficará impune.
Estimule os alunos que concordam com o primeiro argumento a manifestar-se oralmente. Eles podem reforçar a ideia com exemplos e outros dados. Em seguida, identifique os que discordam do primeiro argumento e peça que se manifestem, apresentando fatos que rebatam esse conteúdo. Repita o procedimento com os demais argumentos. Avalie se a classe reconhece que o argumento 4 ultrapassa a questão dos jogos eletrônicos. Se necessário, auxilie a classe a chegar a essa conclusão.
Aproveitando os trios formados anteriormente, peça que seus componentes identifiquem em conjunto os quatro argumentos empregados pelo autor do texto "NÃO".
Convide os grupos que não se manifestaram a apontar um argumento cada um. Verifique se eles reconheceram os seguintes pontos:
1) O jogo Counter-Strike, lançado em 2000, não acarretou um aumento de violência nos oito anos que se seguiram.
2) A forma lúdica de lidar com a violência é anterior à era eletrônica e não torna uma pessoa violenta.
3) O jogo eletrônico conta com um realismo muito grande, o que permite vivenciar a situação de violência em um ambiente seguro de simulação, assim ele funciona como uma válvula de escape.
4) A proibição desperta a curiosidade pelo proibido.
Repita o procedimento indicado na 5.ª etapa. Também aqui avalie se a classe compreende que o quarto argumento ultrapassa a discussão do videogame considerado violento, abrangendo proibições em geral.
Neste momento, você vai conduzir os alunos a um aprofundamento da análise dos dados levantados. Isso é possível porque, além das posições explicitamente antagônicas em relação à proibição de certos jogos eletrônicos, os dois textos apresentam posições divergentes em relação a um mesmo argumento. Em outras palavras, seus autores se utilizam da mesma ideia para justificar posições contrárias. Para ajudar os alunos nessa interpretação, indague: o que cada autor defende a respeito da relação entre realidade e fantasia?
Verifique se a classe chegou às conclusões abaixo:
- Autor do texto "SIM": julga que a fantasia pode ser confundida com a realidade e que a violência presente no jogo pode interferir na vida.
- Autor do texto "NÃO": julga que, na esfera lúdica, a fantasia não se confunde com a realidade, citando o exemplo de brincadeiras como "polícia e ladrão".
Retome a proposta inicial da carta ao jornal. Lembre os alunos de que eles devem fazer referência à matéria já publicada, expressando seu ponto de vista em relação a ela. É possível acrescentar novos argumentos.
Organize uma tabela com alguns tópicos que permitem avaliar a produção escrita com a relação dos nomes dos alunos. Você pode avaliar se o ponto de vista do aluno é claro; se ele o sustentou com argumentos significativos; se o texto é coeso. Priorize apenas alguns quesitos nesta atividade. À medida que ler os textos, assinale se o tópico analisado não foi atingido conforme o desejável por cada um. Ao final, a tabela permitirá um diagnóstico. Com base no que ela revelar, você pode propor atividades semelhantes ou a reelaboração da mesma atividade.
Últimas notícias