Como enriquecer o vocabulário de inglês da garotada com "O Diabo Veste Prada"

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Enriquecer o vocabulário relativo a roupas (masculinas, femininas, lingerie, sapatos, acessórios de inverno e verão) e estimular a percepção de diferentes sotaques.

Conteúdo(s) 

Vocabulário sobre vestuário e pronúncia.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

Trechos selecionados do filme "O Diabo Veste Prada"
Cenas iniciais, que mostram a personagem principal antes de sua transformação estética (31s a 3m27s); a cena em que a editora aparece a primeira vez, vestida com sofisticação (4m36s a 6m51s); a cena em que Gisele Bündchen aparece como funcionária da revista e fala inglês com sotaque (18m40s a 19m44s); trechos de diálogo entre as duas assistentes (45m28s a 49m01s). Cena em que a diretora francesa da revista encontra a personagem de Meryl Streep e fala inglês com sotaque francês (1h01m57s a 1h03m20s).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

O Diabo Veste Prada é a adaptação de um livro baseado na história real de Anna Wintour, uma das editoras de moda mais poderosas do mundo. O filme conta a trajetória de uma jovem jornalista que, sonhando em entrar para o mercado editorial, vira assistente de uma chefe rigorosíssima e precisa aprender as regras do mundo da moda. “Dá para fazer um trabalho consistente de vocabulário sobre roupas, aparência, estilo e importância da moda”, recomenda a professora de inglês Karla Avanço, de Goiânia. Além disso, o filme permite trabalhar a pronúncia, pois os personagens têm diferentes sotaques.

Durante a exibição do filme, pause para que a turma vá descrevendo as peças de roupa. Reprise os diálogos destacados para que os alunos percebam o sotaque norte-americano, britânico e francês, além do brasileiro. Discuta se algum desses modos de falar pode ser identificado como mais correto ou mais adequado, ou se cada um deles simplesmente reflete a cultura de cada região.

Avaliação 

Sugira que os alunos selecionem fotos em revistas e descrevam os itens que as pessoas fotografadas estão vestindo e verifique se eles aprenderam os termos trabalhados em sala. Como a descrição que o aluno vai fazer é oral, avalie sua pronúncia.

Créditos: Karla Avanço Formação: professora de inglês

Compartilhe este conteúdo: