Como comparar os sistemas de produção ao longo dos séculos com "Tempos Modernos"
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Compreender os sistemas de produção do início do século 20 e compará-los ao do século 21.
Sistemas de produção do início do século 20, em especial o taylorismo e o fordismo, e o atual.
6º, 7º, 8º, 9º
Introdução
Tempos Modernos, famoso filme de Charlie Chaplin (1889-1977), registrou o início de uma época que mudou radicalmente a sociedade. A rotina do operário que só sabia apertar parafusos numa linha de produção, dramatizada pelo eterno palhaço, é, segundo o professor Sylvio Cesar, da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza, uma maneira de mostrar à garotada o modo de produção característico do início do século 20. “O filme é um meio de ajudar os jovens a comparar o exemplo ali retratado com a realidade brasileira e regional atual.”
Trechos selecionados
As cenas que mostram o protagonista durante sua rotina de trabalho, seu horário de chegada, de saída, a convivência com os colegas, as tarefas, os momentos de descanso, os momentos em que o sistema de produção para por causa de alguma falha (cena 1 - 1m15s a 6m15s; cena 2 - 8m00s a 18m38s; cena 3 - 34m46s a 36m33s; cena 4 - 59m25s a 1h:08m11s).
Passe as cenas indicadas acima e, em seguida, problematize o tema com a turma. Peça que eles pesquisem sobre o fordismo e o taylorismo. Onde e quando surgiram esses sistemas? Eles se espalharam pelo mundo? Quais eram os seus princípios? Relacione as informações trazidas por eles aos conteúdos já estudados. Organize os alunos em grupo e proponha que discutam quais elementos do filme são semelhantes à realidade atual e local, quais são diferentes e por quê.
Peça que os alunos escrevam, individualmente, uma análise crítica e comparativa sobre os modelos de produção estudados e vistos no filme e o que hoje existe no Brasil, procurando contextualizar o momento atual de desenvolvimento econômico, e analise se eles compreenderam o conteúdo estudado.
Créditos: Sylvio Cesar Formação: professor da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza
Últimas notícias
Cultura
Educação Infantil: dicas para trabalhar o folclore com as crianças
Confira alguns caminhos para consolidar propostas que valorizem as diferentes manifestações culturais do nosso país
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados