Classificação de Paisagem

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Desenvolver habilidades de leitura da paisagem.
- Ampliar o conhecimento espacial em relação ao seu lugar.

Conteúdo(s) 

- Construção da leitura e da expressão sobre o lugar e sua dinâmica.
- O gênero descritivo e a paisagem.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Seis aulas.

Material necessário 

Caderno de campo, papel vegetal, máquina fotográfica, plantas e mapas do local e/ou internet para consulta de mapas e lápis preto.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Os alunos recortam imagens de revistas e jornais e classifique com paisagem natural modificada, agricola, comercial, urbana etc.

2ª etapa 

Depois colam em cartais e será exposto na parede da sala

Avaliação 

Solicite a construção de uma composição comparativa entre os lugares usando diferentes linguagens e formas de expressão: textos, imagens, mapas, croquis e avalie o resultado, atentando para a apropriação de conceitos geográficos.

Flexibilização 

Procure descrever as imagens trabalhadas na primeira etapa e proponha que o aluno, antecipadamente, entreviste um morador antigo do lugar, que possa falar sobre as mudanças na paisagem. Oriente o grupo a marcar pontos importantes do croqui usando cola de relevo ou barbantes para fazer os contornos, assim como alfinetes para demarcar os pontos de referência. O aluno deve produzir e ter acesso às legendas, aos registros e ao roteiro em braile. Com ajuda do AEE, ele pode trabalhar a fotografia em pinhole (veja como construir uma câmara escura com latas), já que distingue claro de escuro. Na 3ª etapa, ao invés de desenhar, proponha que ele faça uma produção escrita com as percepções que teve do local. Na etapa seguinte, em sala, faça com que o aluno com deficiência visual desenhe com materiais de relevo, com base nas descrições feitas pelo colega vidente. Amplie o tempo desta etapa, se necessário. A 5ª etapa também pode ser feita, desde o começo, em duplas ou em pequenos grupos, para que o aluno conte com o apoio dos colegas. Ele pode ser o responsável pelos registros e por descrever outras características do lugar diferente - como cheiro, 'texturas' e temperatura, por exemplo.

Deficiências 

Visual

Créditos: Iara Castellani Formação: Psicopedagoga com especialização no ensino de Geografia.

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