Civilizações Antigas

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Compreender o surgimento do Estado como uma necessidade de organização social humana nas antigas sociedades orientais.

Conteúdo(s) 

- Egito Antigo.
- Roma Antiga
- Mesopotâmia.
- China.

 

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

4 aulas aulas.

Material necessário 

Textos sobre o 
Egito antigo (    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/egito-antigo-planicie-fe...    ),


Mesopotâmia

 (  http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/historia-geral-mes...   ) 


civilização chinesa -    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/china-antiga-1-o-rio-ama...   -

  
Roma Antiga - http://www.infoescola.com/historia/roma-antiga-monarquia-republica-e-imp...

Principais Imperadores: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/imperadores-romanos-seus...

 

disponíveis em sites, revistas e jornais. Mapa-múndi, dicionário, tesoura, cola branca, cartolina e canetinhas.

 

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Inicie avaliando os conhecimentos dos estudantes sobre o conceito de civilização. Com eles, procure no dicionário a definição do termo. Pergunte: onde teriam surgido as primeiras civilizações? Em seguida, mostre num mapa-múndi que elas se estabeleceram ao longo de rios, como o Nilo, o Tigre, o Eufrates, o Jordão e o Amarelo. Por que isso teria ocorrido? Anote as hipóteses da turma no quadro e distribua textos sobre as civilizações egípcia, mesopotâmica e chinesa. Discuta as ideias principais e peça relatórios. 

 

FILME GLADIADOR - Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Neste filme, vencedor de cinco Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator, Russell Crowe vive Maximus, o maior general do Exército romano. Em 180 d.C., o imperador Marcus Aurelius morre na frente de batalha, dando lugar a seu filho Commodus. Maximus era o favorito do imperador à sucessão, o que leva Commodus a mandar matá-lo para garantir o trono. "Gladiador dá uma boa ideiade como eram espaços como o Coliseu emostra a dinâmicada sociedade da época e quem eram os grupos dominantes", afirma o professor Juliano Custódio Sobrinho, da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Trechos selecionados

O início, que apresenta o acampamento de batalha, que retrata a vestimenta do Exército romano (2m10s a 17m30s), cenas em que

Maximus está entre os escravos e começa a se destacar como gladiador (46m01s a 58m29s) e o trecho final, em que ele luta no Coliseu (2h15m27s a 2h28m15s).

Diga que a turma irá assistir a trechos de Gladiador e explique que o filme se passa no século 2, na Roma antiga. Depois da exibição, pergunte o que os alunos sabem dizer sobre a sociedade romana dessa época.Anote as ideias apresentadas.Peça que, em grupos, realizem uma pesquisa sobre o tema,explicitando as características e o papel de governantes, doExército e do povo. Organize um debate entre as equipes. Atribua funções específicas para cada aluno (quem fará as perguntas, quem responderá e quem será o relator). É interessante discutir a função do gladiador na sociedade romana e a política de "pão e circo". Pergunte se reconhecem hoje em dia políticas semelhantes a essa e sistematize no quadro as informações.

 

2ª etapa 

Explique aos estudantes que essas civilizações ainda desconheciam o conceito de Estado. Leia a adaptação de uma definição elaborada por Friedrich Engels (1820-1895) em A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado: "O Estado não é, de forma alguma, uma força imposta, do exterior, à sociedade. Não é, tampouco, 'a realidade da Ideia Moral', 'a imagem e a realidade da razão'. É um produto da sociedade numa certa fase de seu desenvolvimento. É a confissão de que essa sociedade se embaraçou numa insolúvel contradição interna, se dividiu em antagonismos inconciliáveis de que não pode desvencilhar-se. Mas, para que essas classes antagônicas, com interesses econômicos contrários, não se devorassem entre si e não devorassem a sociedade numa luta estéril, sentiu-se a necessidade de uma força que se colocasse aparentemente acima da sociedade (...). Essa força, que sai da sociedade, ficando, porém, por cima dela e dela se afastando cada vez mais, é o Estado". Pergunte aos alunos o que eles entenderam. 

3ª etapa 

Solicite a montagem de um mapa-múndi com as primeiras civilizações. Após desenhar numa cartolina o contorno dos territórios, eles podem colar figuras (retiradas de revistas e jornais) que representem os povos desses territórios. 

4ª etapa 

Peça a elaboração de um jogo de adivinhação. A classe se dividirá em grupos, cada um representando uma das civilizações. O grupo opositor elaborará perguntas que só podem ser respondidas com sim ou não. Ganha o grupo que adivinhar de qual civilização se trata.

Avaliação 

Analise o desempenho na fase dos questionamentos e das explicações sobre o que aprenderam. Avalie também a clareza da exposição de ideias no relatório e a adequação do mapa-múndi. Nesse caso, o que vale é a criatividade. Durante o jogo de adivinhação, observe como eles interpretam as dicas.

Flexibilização 

Adequear o ambiente e sistema de ensino na sala de aula de acordo com a necessidade do aluno com deficiência, seja auditiva, visual ou intelectual.

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Ricardo Barros Formação: Mestre em Educação e professor de História do Colégio Paulista, em São Paulo, SP.

Compartilhe este conteúdo: