Objetivo(s)
- Organizar um ambiente interno com diversas opções de jogos de exercício e brinquedos variados
- Favorecer o movimento da criança e a exploração de materiais.
- Respeito a regras
- Organização do grupo
Conteúdo(s)
Estipular um tempo para utilização de um brinquedo ou execução de determinado exercicio, dando um sinal ao termino do tempo estipulado.
Ano(s)
Creche
Tempo estimado
30 minutos
Material necessário
Desenvolvimento
Atenção à questão do tempo: os pequenos costumam demorar mais para se envolver com um brinquedo. Eles chegam perto, mexem um pouco, largam e voltam. A noção de permanência vem com a experiência. Por isso, é importante não mudar os jogos com muita freqüência. Ao longo do ano, as crianças irão buscá-los diversas vezes e, aos poucos, tentarão realizar novas experiências com cada um deles. Nesse aspecto, a parceria do professor é muito importante. Mas não se deve impor regras ou rotular ações como certas ou erradas. Ao contrário: a mediação precisa estimular a curiosidade e a criatividade. Faça perguntas aos bebês como: "Você gostou de batucar esse tambor?", "Por que encaixou esta peça aqui?" e "Quer pegar o aviãozinho?". Esse tipo de estímulo serve até mesmo para quem ainda não desenvolveu plenamente a fala.
Com alunos maiores pode-se incluir exercicios fisicos leves e divertidos (polichinelo por exemplo) ,cantos de dança etc...
Avaliação
Observe os movimentos exploratórios da turma para encaminhar a atividade. Esse diagnóstico pode servir de base para a reorganização do ambiente - verifique, principalmente, se o conjunto de atividades favorece a mobilidade e a exploração - e para propor desafios individuais. É possível, por exemplo, estimular a experimentação perguntando: "O objeto com que você está brincando produz sons ao ser chacoalhado? Encaixa em outro maior? Abre uma portinha?" Faça anotações sobre o comportamento dos pequenos e, se possível, filme ou fotografe as interações com os jogos e com os amigos.
Créditos: Adriana Klisys Formação: Consultora em Educação Infantil da Caleidoscópio Brincadeira e Arte Créditos: Regina Célia da Silva Marques Teles Formação: Pedagoga e diretora da Creche Carochinha da USP de Riberão Preto, SP. Créditos: Roselene Crepaldi Formação: Pedagoga do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da USP
Tags