Charge/Tirinhas

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Desenvolver a habilidade de descrever, analisar, interpretar e relacionar imagens.

- Introdução e discussão do Tema bullying.

- Introdução ao texto narrativo.

- Conhecer a diferença entre charge e tirinhas.

Conteúdo(s) 

  • Leitura de imagem
  • Relações entre o texto visual e o contexto de produção da imagem.
  • Leitura, interpretação e produção textual.
  • Comentário.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Seis aulas.

Material necessário 

Papel pardo, pincel atômico e cópias  (uma para cada aluno) de charges e tirinhas.

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresente aos alunos as imagens de charges/ tirinhas, convidando-os a passear os olhos livremente.

Em seguida, proponha uma conversa, em que eles digam o que mais lhes chamou a atenção nas charges/ tirinhas, anotando nas tiras de papel as palavras-chave mais significativas num painel.

Deve-se discutir se eles conhecem a personagem e contextualizar a história.

2ª etapa 

Forme duplas e peça que façam a descrição das charges/ tirinhas, anotando no caderno todos os elementos que percebem na figura. Circule pela classe incentivando os alunos a dizer tudo o que estão vendo. Socialize os elementos mais importantes das charges/ tirinhas.Pedir que os alunos procurem no dicionário o significado de: bullying, racismo e  violência doméstica.

3ª etapa 

Inicie a etapa de análise pedindo que os alunos verifiquem as relações entre as charges e tirinhas.  Qual o significado da imagem das imagens? 

4ª etapa 

Realize um pequeno debate para explorar a interpretação das charges/ tirinhas. Nessa fase, entram em cena emoções, referências pessoais e visões de mundo. Favoreça a conversa lançando algumas questões: que mensagem a imagem expressa? Que aspectos de sua vida se relacionam a ela? Qual sua opinião sobre as charges/ tirinhas? Você já viu alguma situação semelhante em sua escola? Conte como aconteceu. As respostas devem ser consideradas como hipóteses que precisarão ser confrontadas com informações de pesquisas feitas pelos jovens.

5ª etapa 

Incentive os jovens a criar uma charge que consolide a leitura. Eles podem trabalhar, por exemplo, reconstruindo e ampliando algum fragmento das charges. Organize as produções para que o grupo perceba como a leitura de várias charges pode possibilitar a concepção de trabalhos.

Avaliação 

Nas atividades de descrição, análise, interpretação e contextualização, verifique se a turma identifica e registra os principais elementos das charges e tirinhas.  Na produção, procure avaliar de que forma a leitura das charges e tirinhas influi nas novas produções.

Créditos: Anamelia Bueno Buoro Formação: professora de Estética e História da Arte e da Tecnologia do Centro Universitário Senac, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo: