A cartografia no nosso cotidiano

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Introduzir o conceito de escala cartográfica 
  • Correlacionar a leitura de mapas à leitura das paisagens
  • Ler e interpretar as diversas formas de representação da superfície terrestre através das projeções.
  • uso da internet nas observações de mapas, Google earth.

Conteúdo(s) 

  • Escala cartográfica
  • Noções de orientação e localização
  • Paisagens

Ano(s) 

6º, 7º

Tempo estimado 

3 aulas de 50 min.

Material necessário 

Mapa-múndi, lápis e réguas.

Retroprojetor e internet.

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Preparação da aula:

1º ETAPA


A turma participará de uma "viagem" pelo mapa. Prepare um roteiro que parta de Montes Claros e passe por outros pontos do globo. Complete o material com paisagens dos locais escolhidos. Crie uma ficha para os alunos anotarem a distância e a direção (segundo os pontos cardeais ou noções de lateralidade: direita, esquerda, acima, abaixo e diagonais).
 



 

2ª etapa 

2º ETAPA

Diante do computador, divida a turma em grupos e solicite que explorem este site. Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.

 

Hora de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.

Avaliação 

Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta. Verifique o preenchimento das fichas e os cálculos. Peça textos individuais sobre o papel da escala nos mapas. Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

Créditos: Ana Lúcia de Araújo Guerrero Formação: Colaboradora do Laboratório de Ensino e Material Didático de Geografia da Universidade de São Paulo.

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