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Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
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A cartografia dos deslocamentos da família para o trabalho

Por: novaescola

Objetivo(s) 

  • Desenvolver a leitura espacial, por meio da linguagem cartográfica.
  • Utilizar os procedimentos de leitura e escrita de textos e mapas como forma de registro dos estudos em Geografia.
  • Refletir e questionar fatos estudados em Geografia.
  • Buscar e organizar informações em textos, tabelas e representações gráficas.

Ano(s) 

6º, 7º

Material necessário 

  • Mapas e guias de rua
  • Cartolina
  • Papel almaço para rascunho
  • Lápis colorido
  • Papel transparente para croqui
  • Atlas Geográfico

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Uma abordagem significativa dos meios de transporte pode começar pelo estudo dos deslocamentos familiares. Neste plano de aula, enfocaremos o tema a cartografia dos deslocamentos para o trabalho. Esse trabalho que envolve essencialmente sala de aula e levantamento de informações com familiares, pode ser feito no segundo bimestre, quando os alunos já estão mais integrados e a rotina de estudo está mais organizada.

Organize a turma em uma roda de conversa questionando-os sobre os deslocamentos do dia-a-dia em sua familia. Quais são as rotinas da familia num dia de semana, no final de semana, em dias de chuva, em dias normais.

Reúna os alunos em grupos e oriente-os para que troquem informações sobre as profissões de seus pais ou adultos com quem convivem e sobre os caminhos e meios de transporte que utilizam para o trabalho. Peça para que um aluno de cada grupo faça o registro escrito do das informações, anotando o tipo de transporte (se de ônibus, metrô, automóvel ou a pé), os horários de saída e de chegada em casa, a estimativa das distâncias percorridas etc.

Peça que cada grupo exponha oralmente para a classe uma síntese da conversa. Durante a apresentação, procure comentar sobre o papel dos meios de transporte na vida das pessoas: necessidades e problemas que temos em nossos deslocamentos cotidianos.

 

2ª etapa 

Solicite aos alunos que tragam guias de ruas para serem manuseados em sala de aula. Este material pode ser encontrado em bibliotecas, listas telefônicas ou bancas de jornais. Outra opção é produzir na classe um croqui com os nomes de ruas do bairro.

Solicite que os alunos organizados em grupos observem como os mapas estão organizados e simule um trajeto para contextualizar a observação do material.

Com um mapa de ruas da cidade e um roteiro de entrevista, cada aluno irá entrevistar seus familiares sobre os meios de transporte e seu deslocamento para o trabalho. Eles deverão registrar o deslocamento no mapa e, se possível, também em papel transparente, para que possam apresentar para o restante da classe. Podem usar em seus mapas e croquis a legenda de linhas e cores diferentes para identificar o trajeto de cada membro da família. A produção de mapas dos deslocamentos cotidianos pode ser muito útil para problematizar identificar e explicar como são os diferentes tipos de transporte no espaço urbano, tais como automóvel, metro, ônibus, caminhões, até um simples elevador.

Em sala de aula, os mapeamentos devem ser expostos em forma de painéis. Retome os questionamentos propostos na primeira conversa, ampliando as questões de forma a levar os aluno a refletirem sobre o tipo de transporte mais utilizado pelos familiares da turma: as distâncias percorridas; a eficiência dos meios de transporte; a localização dos diferentes tipos de trabalho e os locais de moradia.

Cada aluno deve escrever um texto pessoal com as suas conclusões sobre o papel dos meios de transportes na vida das pessoas: importância e problemas. Algumas produções devem ser lidas para a turma.

3ª etapa 

Com base nessas primeiras atividades, defina junto com os alunos um caminho para novos estudos sobre deslocamentos. Veja alguns temas que podem ser abordados em seguida:

  • A importância e o significado das malhas e o sistema viário das cidades.
  • O papel dos automóveis na definição de valores sócio-culturais.
  • Transportes coletivos no bairro ou na cidade: problemas e soluções.
  • Os diferentes deslocamentos nos dias de trabalho e nos finais de semana.
  • A Sobreposição de mapas e síntese de deslocamentos de uma família e o planejamento dos deslocamentos.
  • Os transportes coletivos e as mudanças na paisagem urbana.
  • A estrutura viária da cidade (rodoviárias, aeroportos, ferrovias...).
  • Os Deslocamentos na história familiar: do lugar onde nasci para o lugar onde vivo hoje. Produção de mapas de deslocamentos históricos da família.
  • Pesquisa da trajetória dos alimentos que são vendidos na feira ou no supermercado.

Avaliação 

Sugere-se ao professor uma avaliação por instrumentos diversificados, na qual se observe o desempenho do aluno em atividades coletivas e individuais, tais como produção de textos sobre o tema, produção visual de croquis e mapas de deslocamento, pesquisa e organização das informações. Além disso, preste atenção em aspectos como a cooperação no trabalho em grupo, a performance na apresentação oral e a capacidade de discutir um assunto e defender uma idéia. Quer saber mais? BIBLIOGRAFIA Ross, Jurandyr L.S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005     

Créditos: Sueli Ângelo Furlan Formação: Professora de Geografia

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