Cartografia através do Google Earth

POR:
professor

Objetivo(s) 

Estudar cartografia a partir de ferramentas digitais

Conteúdo(s) 

Cartografia, ferramentas digitais, busca de endereços, rotas, etc

 

Ano(s) 

Tempo estimado 

2 aulas

Material necessário 

Ter um computador com acesso a internet, saber o endereço  em que se reside e o endereço da escola.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

No final da década de 1990, o uso dos computadores e o acesso à internet já eram realidades tão corriqueiras que pouca gente se lembra de como era possível fazer alguma coisa sem o auxílio dessas ferramentas. Naquela época, o filósofo francês Pierre Lévy, um respeitado estudioso da chamada cibercultura, destacou o extraordinário potencial de comunicação e informação da rede mundial de computadores.

Atualmente com a utilização dos programas lançados pelo Google (maps.google.com) e outros programas  que nos ajudam a localizar endereços residenciais, bairros, pontos de comércio, entre outros.  Através de poucos cliques podemos visualizar ruas e casas em grandes metrópoles, enxergar detalhes exuberantes do relevo, vegetação e hidrografia dos continentes e se desfrutar de vários cenários.

 

2ª etapa 

Conversa com a turma sobre quem conhece o google maps e explicar as possibilidades de uso da ferramenta. Como podemos aplicar essa ferramenta no nosso dia a dia, o que podemos aprender e onde podemos aplicar esses conhecimentos. De um ponto a outro dos trajetos, a tela do computador mostra o percurso feito e apresenta visões aéreas em diferentes ângulos, como se o internauta estivesse vendo o mundo a partir da janela de um avião.

Deixar um momento a turma explorando a ferramenta e ajudar aqueles que não tem tanta familiaridade com o google maps.

 

 

3ª etapa 

Neste momento o professor vai pedir para cada aluno escolher um endereço, podendo ser da sua casa e traçar a rota, do seu endereço até o endereço da escola, a partir deste momento o aluno vai ter a sua disposição informações de rotas que poderá fazer até o seu destino, tempo estimado, se este percurso será feito a pé ou de carro, vista aérea disponivel atraves de imagem de satélites" street view", lugares de referência entre um ponto e outro, pontos cardeais, etc.

Avaliação 

A avaliação será de forma contínua e transdisciplinar.

Créditos: Roberto Giansanti Formação: Geógrafo e autor de livros didáticos

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias