Cartazes da Primeira Grande Guerra: análise e discussão
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
8º, 9º
1 aula.
Cartazes de guerra, disponíveis aqui.
Questione os alunos sobre como as populações são afetadas pelas guerras. Converse sobre o esforço nos conflitos - racionamentos, ausência dos homens e destruição de campos e cidades. O objetivo é demonstrar que a Primeira Guerra Mundial foi o primeiro combate no qual não bastou a luta dos soldados.
Apresente cartazes elaborados pelas nações envolvidas na batalha. Uma sugestão é o modelo abaixo:
Reprodução
Produzido pelo governo britânico, ele pede: "Mulheres da Grã-Bretanha, digam: Vá!". Questione os alunos sobre quem são as pessoas para quem o cartaz sugere que as mulheres digam "vá", para onde estariam indo e por que elas diriam isso. Apresente a idéia de que a dimensão da guerra necessitava de um grande esforço de recrutamento de homens e que era preciso fazer com que toda a população estivesse envolvida. Com a ausência masculina, as mulheres assumiram importantes papéis na economia e na sociedade dos países europeus.
Peça a análise de outro cartaz: Reprodução Também feito pelo governo britânico, ele anuncia: "Homens da Inglaterra! Vocês aceitarão isto? Setenta e oito mulheres e crianças foram mortas e 228 mulheres e crianças foram feridas pelos soldados alemães. Aliste-se agora". Avalie se a turma cita os conteúdos tratados: o esforço da população para ajudar as tropas, o uso de tecnologias nos combates e a preocupação com alvos civis.
Créditos: Daniel Vieira Helene Formação: Professor de História.
Últimas notícias