Caminhos da colonização: da pecuária colonial aos direitos dos animais
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
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02/09/2017
6º, 7º, 8º, 9º
Dois meses4ª etapa Selecione trechos das informações coletadas pelos alunos durante a pesquisa e leia para a sala como forma de estimular o debate e complementar sua fala. Desenvolva uma aula sobre os conteúdos trabalhados até aqui (pecuária colonial, ati
Pinturas de Debret:
Observação: a lei utilizada neste projeto refere-se à cidade de Iperó. O professor deve substituir este documento por uma lei vigente no município em que vai desenvolver o trabalho. A legislação sanitária do município pode ser usada como alternativa, caso não existam leis de proteção aos animais.
Proponha uma conversa sobre a relação entre homens e animais para fazer o diagnóstico inicial. Lance perguntas como: como é a nossa relação com os animais hoje em dia? Será que ela mudou ao longo da História? Selecione notícias dos jornais locais que tratem dos maus-tratos aos animais em sua cidade e artigos da lei municipal sobre o tema. Sugira a interpretação desse material. Peça que a turma identifique o assunto principal de cada texto, selecione e explique artigos da lei relacionados às notícias e responda como problemas relacionados aos animais são resolvidos no bairro (com o objetivo de verificar a correspondência entre a lei e a realidade). Por último, sugira que cada um escreva um pequeno texto argumentativo explicando o que entende sobre a relação entre homens e animais na sociedade. O objetivo desta avaliação é promover uma discussão introdutória sobre o projeto e verificar se o aluno consegue compreender que a relação entre homens e animais muda de acordo com o contexto histórico.
Depois de analisar os textos da avaliação diagnóstica, comente: vimos que hoje em dia há leis de proteção aos animais. Elas são sempre aplicadas? Será que elas sempre existiram? Comente que vocês vão estudar o período colonial brasileiro. O trabalho vai abordar este conteúdo a partir da relação entre homens e animais na história. A apropriação do conceito de economia colonial (que engloba a pecuária, o tropeirismo, a expansão territorial e o povoamento da colônia) também será estudada por meio deste recorte. Convide a turma a fazer a análise de fontes históricas selecionadas, uma a uma (o material necessário está descrito seguindo a ordem de utilização). Inicialmente, eles devem grifar as informações mais importantes de cada texto. Em cada um, pergunte: qual o tema principal? Quais as informações mais relevantes em cada parágrafo dos textos?
O passo seguinte é trabalhar com as pinturas de Debret. Divida a turma em duplas. Cada dupla deve analisar uma tela diferente. Peça que identifiquem os detalhes do cenário, as ações retratadas, os personagens, as cores e técnicas usadas. Com o objetivo de ajudar os alunos a entender como Debret explorou a relação entre homens e animais, estimule-os a procurar elementos que representem esta preocupação em cada obra. Questione: como a relação entre homens e animais é representada? Nesse ponto, deve-se abordar as telas como um documento histórico. Chame atenção para o fato de que e não podem ser tomadas como reprodução fiel da realidade. Circule pela sala durante a análise para tirar eventuais dúvidas. Em seguida, cada dupla apresentará suas observações para o restante da classe.
Selecione trechos das informações coletadas pelos alunos durante a pesquisa e leia para a sala como forma de estimular o debate e complementar sua fala. Desenvolva uma aula sobre os conteúdos trabalhados até aqui (pecuária colonial, atividades econômicas coloniais e sua relação com o processo de ocupação do território, tropeirismo, cotidiano da colonização) a partir dos textos e imagens analisados. Proponha uma sistematização coletiva no quadro sobre os principais aspectos da economia colonial.
Com os dados da pesquisa e da aula expositiva, os alunos realizarão a sua primeira produção textual, individualmente. Devem seguir a seguinte proposta: "Escrever um texto argumentativo explicando a relação histórica entre homens e animais no período colonial". Proponha uma troca entre os alunos. Um deve ler o texto do outro e sugerir melhorias. Depois disso, recolha as produções. Será necessário ler cada um dos textos da turma e corrigi-los, apontando por escrito o que pode ser melhorado, incluído ou excluído. É possível que alguns alunos deixem determinados assuntos de fora. Por exemplo, se um aluno escreve bem sobre a pecuária, mas ignora o tropeirismo, deve-se pedir que ele faça uma revisão sobre o assunto e tire as suas dúvidas para acrescentar ao trabalho. Cabe ao professor corrigir equívocos sobre as informações históricas e identificar eventuais problemas na redação de cada um.
Esta fase deverá ser dividida em: 1. Mural dos maus tratos; 2. Análise da Declaração Universal dos Direitos dos Animais e 3. Estudo da Lei Municipal sobre o tema. O objetivo desta divisão é identificar os problemas locais, relacioná-los as questões sócio-políticas internacionais dos direitos dos animais e ao local. Nesse momento, o professor pode retomar a reflexão inicial, da etapa de pesquisa, perguntando: qual é a aplicabilidade das leis? Qual é o papel do cidadão no cumprimento delas? Podemos cobrar reformulações da lei?
Separe os alunos em pequenos grupos e peça que escrevam seus depoimentos sobre maus tratos presenciados na cidade em uma cartolina, que será exposta em seguida para discussão de toda classe. Depois disso, faça a leitura e interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Peça que a garotada aponte quais os artigos da declaração foram infringidos em cada relato do mural. Para finalizar esta etapa, entregue a lei municipal de sua cidade para que os alunos leiam. Peça para que eles façam uma tabela identificando os artigos aplicados de forma satisfatória na cidade e aqueles negligenciados ou praticados de forma insatisfatória. Indique aos estudantes que a relação entre homens e animais é determinada pelo contexto, ou seja, a própria criação de leis indica uma alteração da concepção humana sobre os animais.
Após as discussões do período colonial e dos direitos dos animais, convide os alunos a fazer uma carta individual às autoridades denunciando os maus-tratos e reivindicando melhorias para o bairro e a cidade. Os estudantes precisam apontar os artigos da Declaração Universal dos Animais e da lei municipal que não estão sendo respeitados no bairro. Depois de prontas, as cartas devem ser encaminhadas para os órgãos competentes da cidade.
Produto final
Carta enviada à prefeitura.
Compare a atividade inicial e o texto final, observando os argumentos e o embasamento histórico.
Créditos: Ailton Luiz Camargo Formação: Professor de História na EM Professora Zilma Thibes Mello, em Iperó, São Paulo.
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