Objetivo(s)
Utilizar o cálculo mental como ferramenta para controlar as produções.
Conteúdo(s)
Frações equivalentes; Dobro / Metade
Ano(s)
3º
Tempo estimado
02 aulas
Material necessário
Quadro, pincel, lápis e papel
Desenvolvimento
Iniciar discussão com a turma: quanto é a metade de 12/8? Muitos responderão que é 6/4, pois estarão usando os critérios válidos para os naturais, sem se dar conta de que 12/8 e 6/4 são frações equivalentes. Caso alguém afirme que a metade de 12/8 é 12/4 ou 6/8, peça para explicar como chegou a esses resultados. Em seguida, coloque outras questões: e se quisermos o dobro de 12/8? O leque de opções será igualmente variado: 24/8? 12/16? 24/16?
Nas aulas posteriores, para aprofundar a discussão, criar oportunidades para que a turma resolva problemas.
Avaliação
Observar o raciocínio de cada um em situações qutidianas como por exemplo o equilíbrio de uma balança e peça que expliquem como chegaram às conclusões.
Tags