Brincar: diversão e interação
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.
-Desenvolver o gosto pelo brincar com diversos tipos de brinquedos.
- Estimular a criatividade ao criar novas possibilidades de brincadeiras.
Brincadeiras
Creche, Pré-escola
Livre.
Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.
-Brinquedos antigos
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.
Deixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.
Observe se eles identificaram algum brinquedo que não seja industrializado.
Pergunte a eles se já viram algum dos brinquedos diferentes (os antigos) em algum lugar e se sabem como se brinca com eles, se tem curiosidade em saber.
Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes. Peça ás crianças que contem o que mais gostam de imitar , que tipo de normas existem na casa delas e explique a importância das normas e costume. Observe como elas utilizam a ciatividade, o raciocínio lógico e a percepção na criação de novos objetos a partir daqueles que lhes foram apresentados.
Créditos: Dilse Lopes Monteiro Formação: Professora do CMEI Criança Feliz, em Ariquemes, RO, e Adriana Klisys, consultora em Educação Infantil da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, em São Paulo. Créditos: Adriana Klisys Formação: Consultora em Educação Infantil da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, em São Paulo.
Últimas notícias