BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Creche
Durante o ano todo.
Atenção à questão do tempo: os pequenos costumam demorar mais para se envolver com um brinquedo. Eles chegam perto, mexem um pouco, largam e voltam. A noção de permanência vem com a experiência. Por isso, é importante não mudar os jogos com muita freqüência. Ao longo do ano, as crianças irão buscá-los diversas vezes e, aos poucos, tentarão realizar novas experiências com cada um deles. Nesse aspecto, a parceria do professor é muito importante. Mas não se deve impor regras ou rotular ações como certas ou erradas. Ao contrário: a mediação precisa estimular a curiosidade e a criatividade. Faça perguntas aos bebês como: "Você gostou de batucar esse tambor?", "Por que encaixou esta peça aqui?" e "Quer pegar o aviãozinho?". Esse tipo de estímulo serve até mesmo para quem ainda não desenvolveu plenamente a fala.
Observe os movimentos exploratórios da turma para encaminhar a atividade. Esse diagnóstico pode servir de base para a reorganização do ambiente - verifique, principalmente, se o conjunto de atividades favorece a mobilidade e a exploração - e para propor desafios individuais. É possível, por exemplo, estimular a experimentação perguntando: "O objeto com que você está brincando produz sons ao ser chacoalhado? Encaixa em outro maior? Abre uma portinha?" Faça anotações sobre o comportamento dos pequenos e, se possível, filme ou fotografe as interações com os jogos e com os amigos.
Créditos: Adriana Klisys Formação: Consultora em Educação Infantil da Caleidoscópio Brincadeira e Arte Créditos: Regina Célia da Silva Marques Teles Formação: Pedagoga e diretora da Creche Carochinha da USP de Riberão Preto, SP. Créditos: Roselene Crepaldi Formação: Pedagoga do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da USP
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