Biomas brasileiros: Parte 6 - No Pantanal, nos campos e no litoral
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
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02/09/2017
Identificar e compreender a distribuição e configuração dos biomas. Relacionar coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos nas interações específicas de cada bioma. Correlacionar distribuição e biodiversidade dos biomas. Identificar e avaliar processos de ocupação e perda de coberturas vegetais originais nos biomas. Reconhecer e avaliar unidades e políticas de conservação e usos sustentáveis dos biomas, assim como programas para contenção de sua devastação. Desenvolver pesquisa, coleta, seleção e organização de dados, textos e imagens. Ler e interpretar mapas em diferentes escalas.
Biomas Pantanal, Campos, Mata de Araucárias, Ecossistemas costeiros: caracterização, distribuição, configuração natural, usos, riscos e ameaças; Biodiversidade; Bacias hidrográficas e recursos hídricos; Unidades de conservação.
6º, 7º, 8º, 9º
Quatro aulas
Planeta Sustentável:
Introdução
Esta sequência didática é a sexta proposta de série de oito sobre os biomas brasileiros para alunos do Ensino Fundamental II. A primeira delas teve como objetivo fazer com os alunos um mapeamento dos biomas brasileiros, acompanhado de discussões sobre as classificações das unidades naturais presentes no território brasileiro. A segunda trouxe o detalhamento do bioma Amazônia, a terceira destacou as Matas Atlânticas brasileiras. A quarta sequência abordou a situação atual dos Cerrados e a quinta, por sua vez, teve a Caatinga como destaque. (Confira as demais sequências da série ao lado).
Esta sequência complementa a apresentação de biomas e ecossistemas brasileiros iniciada nas aulas anteriores. Nela são colocados em destaque ecossistemas, coberturas e formas de vida que, se não têm a mesma extensão de grandes biomas como a Amazônia e as Matas Atlânticas, possuem especificidades que aumentam ainda mais a rica diversidade natural brasileira. Aproveite esta sequência para discutir com a moçada o Pantanal, os Pampas, as Matas de Araucária e os Ecossistemas costeiros.
Texto de apoio ao professor - No Pantanal, nos campos e no litoral... Chamado de Paraíso das Águas, o Pantanal matogrossense conforma a maior planície de inundação contínua do mundo, numa área de transição entre a floresta amazônica, o Planalto Central brasileiro e o Chaco boliviano. Com diversos ecossistemas aquáticos, semi-aquáticos e terrestres e vegetação predominantemente aberta, o que mais chama a atenção na região é seu regime de cheias, de novembro a fevereiro, em que as águas de mais de 4 mil km de rios da região transbordam e alagam a planície. No período da estiagem, com menos água, que chega de bacias adjacentes lentamente, os rios retornam ao seu leito, formando-se milhares de lagoas (chamadas de "baías") nas margens. |
Peça à turma que examine os mapas a seguir e identifiquem a distribuição dos biomas e ecossistemas no território nacional. Note que ecossistemas como os costeiros precisam ser observados em escalas cartográficas maiores, dada a sua extensão e distribuição ou sua associação com outros biomas. Se necessário, sugira observações de representações em escala regional.
A observação pode ser complementada com exames de fotos e figuras (veja indicações ao final).
Mapa - Brasil - coberturas vegetais originais
Em seguida, proponha que os estudantes se dividam em quatro grupos e escolham um dos biomas e ecossistemas abaixo para fazer uma pesquisa:
- Pantanal, que recobre 150 mil km2 do território nacional, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de frações do Paraguai e Argentina;
- Pampas, pampas gaúchos ou campos sulinos, com 176 mil km2 no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e faixas em territórios vizinhos (em especial Uruguai e Argentina), sob forte ameaça dos areais;
- Matas de Araucárias, que na origem se distribuía por 185 mil km2 em planaltos e serras do Sul e Sudeste do país, dos quais restaram apenas 5%.
- Ecossistemas costeiros, complexo mosaico de ambientes como estuários, manguezais, praias, dunas, restingas e costões rochosos. Distribuídos ao longo do extenso litoral (cerca de 8 mil km), sua vulnerabilidade chama especial atenção porque é na faixa costeira do país que estão as maiores densidades demográficas e de urbanização e a maior concentração de atividades econômicas e das redes viárias do país.
Explique à turma que eles devem aprofundar os conhecimentos sobre as características, uso e situação atual dos biomas ou ecossistemas escolhidos. Proponha que levantem dados e informações sobre natureza e aspectos histórico-culturais, assim como os processos de ocupação. É importante que identifiquem riscos e ameaças a esses ambientes, tanto para o meio físico - cursos d¿água, vertentes - como o universo orgânico - plantas, animais, solos - e selecionem mapas, fotos, figuras e outras iconografias. Assinale a importância de identificar também projetos de preservação e unidades de conservação existentes nas áreas em questão. Estimule a garotada a pesquisar e saber mais sobre as unidades localizadas no município ou região.
Reserve a terceira aula para que os alunos organizem os dados, textos e imagens coletados. Proponha que elaborem paineis ou power points - se houver equipamentos disponíveis na escola - sobre os biomas e ecossistemas escolhidos. Auxilie os estudantes na preparação das exposições para a classe e outras turmas da escola. Passe pelos grupos e complemente as pesquisa com as informações contidas no texto de apoio ao professor.
Explique à turma que, para ajudar na exposição dos trabalhos, eles devem preparar roteiros com as informações principais, e podem pegar algum tempo da aula para ensaiar.
Organize a classe para as apresentações. Estipule as regras e o tempo que cada grupo terá para falar e responder às perguntas dos colegas. Feitas as apresentações, discuta os resultados com a turma.
Como esta é a última aula em que serão explicados os biomas, aproveite para retomar com a classe os estudos anteriores. Peça que recordem oralmente as principais características dos seguintes biomas: Amazônia; Mata Atlântica; Cerrado; e Caatinga. Os alunos podem consultar as anotações das aulas anteriores para ajudar no levantamento. Anote no quadro as principais informações e peça que os estudantes registrem essa síntese nos cadernos.
Para terminar, explique que, nas próximas aulas, serão debatidos os desafios da conservação dos biomas brasileiros.
Considere a participação de cada aluno nas tarefas individuais e coletivas e o domínio dos conceitos, noções e processos em jogo. Observe também a correção nos dados e informações sobre os ambientes estudados. Valorize as correlações feitas pelos grupos entre processos mais gerais de ocupação, devastação ou preservação e o que vem ocorrendo no município ou região. Examine a organização dos textos e materiais de apoio às apresentações. Reserve tempo para que a turma avalie a experiência. Quer saber mais? Bibliografia INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: ISA, 2004. OLIVA, J.; GIANSANTI, R. Espaço e modernidade: temas da Geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999. THÉRY, Hervé; MELLO, Neli. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2005. Internet IBGE. Mapas da vegetação brasileira. IBAMA. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP) Programa Pantanal
Créditos: Roberto Giansanti Formação: geógrafo e autor de livros didáticos
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