Biomas brasileiros: Parte 2 - Amazônia

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Identificar e compreender a configuração natural do bioma Amazônia. Relacionar coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos no bioma. Analisar processos de ocupação na região, considerando energia e transportes, extrativismo vegetal e mineral, agropecuária e urbanização. Reconhecer e analisar a organização social de populações tradicionais da Amazônia. Identificar unidades de conservação e usos sustentáveis da biodiversidade do bioma Amazônia. Desenvolver pesquisa, coleta, seleção e organização de dados, textos e imagens. Ler e interpretar mapas em diferentes escalas.

Conteúdo(s) 

  • Bioma Amazônia: caracterização, configuração natural, usos, riscos e ameaças
  • Biodiversidade
  • Diversidade cultural
  • Populações tradicionais
  • Produção econômica
  • Produção do espaço
  • Unidades de conservação
  • Cartografia





 

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

Cinco aulas

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução 

Esta sequência didática é a segunda de uma série de oito propostas sobre os biomas brasileiros para Ensino Fundamental II. A primeira delas teve como objetivo fazer com os alunos um mapeamento dos biomas brasileiros, acompanhado de discussões sobre as classificações das unidades naturais presentes no território brasileiro. (Confira as demais sequências da série ao lado).

Desta vez, o tema central é a Amazônia, bioma que se tornou símbolo mundial da biodiversidade e que abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do planeta, com 68% da vazão nacional. À diversidade natural, hoje ameaçada, se associa uma extraordinária diversidade cultural, composta por povos indígenas, ribeirinhos, comunidades quilombolas, posseiros e seringueiros.

Praticamente tudo que se refere à região é superlativo. O bioma Amazônia possui cerca de 8 milhões de quilômetros quadrados, distribuindo-se por nove países da América do Sul. No Brasil, atinge 4,1 milhões de quilômetros quadrados, pouco menos que a metade do território nacional. Uma extensa cobertura vegetal, à primeira vista homogênea, revela em seu interior matas de terra firme, encostas, igapós e várzeas, além de cerrados e campinas. Relativamente isolada ao longo do tempo, a região tem hoje ritmo acelerado de crescimento e expansão de fronteiras econômicas, gerando diversos focos de tensões sociais e impactos ambientais.

O tema é um convite aos estudantes para saber mais sobre a riqueza e complexidade das realidades da Amazônia, por meio de pesquisas, leitura de textos e mapas, painéis e debates.

1ª aula
Converse com os alunos sobre o que eles já sabem a respeito da Amazônia. Discuta as informações levantadas pela classe e peça que registrem em seus cadernos. Esses pontos serão retomados ao final da sequência. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que observem os mapas a seguir. Pergunte aos alunos por que dizemos que não existe uma Amazônia, mas várias?

Bioma Amazônia
Bioma Amazônia
Bacia Hidrográfica Amazônica
Bacia Hidrográfica Amazônica
Amazônia Legal
Amazônia Legal
 
De acordo com os mapas, os estudantes devem perceber que temos a Amazônia Legal, o bioma Amazônia, a Bacia Hidrográfica Amazônica, além da divisão político-regional do país que estabelece a Região Norte. Apresente informações sobre cada uma delas, utilizando o texto a seguir.
 

Amazônias

Bacia Amazônica: desde sua nascente, na Cordilheira dos Andes, no Peru, até a foz, o Amazonas tem uma extensão de 6.400 quilômetros, superando o Nilo, segundo as últimas pesquisas. É também o maior rio do planeta em vazão, com volume variando de 120 milhões a 200 milhões de litros de água por segundo. Essa vazão de água doce corresponde a 20% de todos os rios do planeta. Estima-se que por dia ele lance no Oceano Atlântico 1,3 milhões de toneladas de sedimentos.

Bioma Amazônia: Corresponde ao conjunto de ecossistemas que formam a Bacia Amazônica. Está presente em nove países da América Latina. Além das florestas tropicais, sua paisagem também é composta por mangues, cerrados, várzeas, entre outros. No Brasil, encontra-se o núcleo dessa paisagem, a hiléia amazônica, com grande concentração de árvores de grande porte, com até 50 metros de altura, tendo o rio Amazonas como eixo que domina 300 quilômetros para cada lado do seu curso, que ocupa 3,5 milhões de quilômetros quadrados.

Amazônia Clássica: É uma divisão política e geográfica, que inclui os seis estados que formam a região Norte: Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá. Nessas unidades, predomina a floresta tipo hiléia.

Amazônia Legal: É uma criação administrativa do governo federal, de 1996, que juntou os estados da Amazônia Clássica aos que se situavam em suas bordas (Maranhão, Tocantins e Mato Grosso), tendo com ela certa identidade física, humana e histórica, seja no Meio Norte (pelo lado do Nordeste), como no Planalto Central (pelo Centro-Oeste). Essa região poderia receber recursos dos incentivos fiscais, um fundo formado pela renúncia da União à cobrança de impostos de empreendedores dispostos a investir nessa fronteira ainda pouco conhecida e ocupada. Em vez de aplicarem capitais próprios, esses investidores podiam se habilitar a receber dinheiro que, sem os incentivos, teriam que ser recolhidos ao tesouro nacional na forma de imposto de renda. Esse fundo foi administrado por duas agências federais, a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia - SPVEA (entre 1953 e 1966) e, em seguida, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - Sudam, extinta em 2000 sob acusações de corrupção. Sua recriação foi prometida, mas até hoje não efetivada.

Fonte: Almanaque Brasil Socioambiental, 2004, p. 74.

Peça aos alunos que montem um quadro-síntese com os dados. Informe também que, apesar da grande extensão, a área do bioma Amazônia conta com apenas 25 milhões de habitantes. Segundo dados do Instituto Socioambiental, descontadas as sobreposições, em 33% do bioma localizam-se áreas protegidas, sendo 21% parques e terras indígenas e 12% unidades de conservação federal e estadual. 

2ª etapa 

Sugira à turma manter os grupos de trabalho e proponha que cada um deles escolha um tema sobre a Amazônia, listados abaixo, para pesquisar e elaborar painéis com textos, fotos, mapas e dados apresentados em tabelas e gráficos:

1. Bioma - formações florestais e outras coberturas, solos e fauna
2. A água na Amazônia
3. Diversidade sociocultural na Amazônia
4. Integração territorial e matriz de transportes da Amazônia
5. Matriz energética da Amazônia
6. Cidades e urbanização da Amazônia
7. Zona Franca de Manaus
8. Agropecuária na Amazônia
9. Extração de madeira, desmatamento e queimadas na Amazônia
10. Áreas protegidas, zoneamento ecológico-econômico e projetos de conservação na Amazônia.

Explique à turma que as pesquisas devem ser realizadas ao longo desta aula e da próxima, e dê algumas orientações e referências para o trabalho. Comente com os estudantes que eles podem encontrar uma série de informações 

Peça que os alunos levem em conta as diferentes fases e processos de produção do espaço da região, e comente com eles o período da borracha, no século 19, e os planos de desenvolvimento regional, nos anos 1970. Lembre-os, também, de que, apesar da riqueza regional, a população da Amazônia apresenta dificuldades de acesso aos recursos e serviços básicos. Diga à classe que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad/IBGE de 2006, apenas 56% dos domicílios estavam ligados à rede de água e somente 4% dos domicílios tinham acesso à rede de esgotos.

Apresente aos alunos, ainda, os mapas a seguir:

Mapa 1 - Amazônia Legal: logística de transportes - 2006

Mapa 1 - Amazônia Legal: logística de transportes - 2006. Fonte: BECKER & STENNO, p. 86.
Mapa 1 - Amazônia Legal: logística de transportes - 2006. Fonte: BECKER & STENNO, p. 86. CLIQUE PARA AMPLIAR


Mapa 2 - Amazônia: desmatamento e Unidades de conservação

Mapa 2 - Amazônia: desmatamento e Unidades de conservação. BECKER & STENNO, p. 74.
Mapa 2 - Amazônia: desmatamento e Unidades de conservação. BECKER & STENNO, p. 74. CLIQUE PARA AMPLIAR

 

 

3ª etapa 

Acompanhe o trabalho dos grupos e destaque alguns pontos importantes. Sobre a configuração do bioma e do meio físico, chame a atenção para o fato de a região estar em clima equatorial, com temperaturas médias em torno de 26 a 27 graus Celsius e elevada pluviosidade. A diversidade de coberturas compreende as matas de terra firme - livres de inundações -, recobrindo cerca de 80% da Amazônia no país. As matas de várzea ocupam terrenos ao longo dos rios de águas claras, como o Amazonas, o Madeira e o Purus, e as matas de igapó podem ser encontradas nos terrenos mais baixos e úmidos.

Ressalte também que grande parte dos solos amazônicos é ligeiramente ácida, arenosa e com baixo teor de nutrientes. O que sustenta a portentosa floresta, portanto, é o complexo sistema de ciclagem dos nutrientes.

Mostre também o arco do desmatamento, longa faixa do leste do Pará a Rondônia, fortemente afetada pela expansão das frentes agropecuárias e madeireiras - e seus riscos para as comunidades ribeirinhas, indígenas e outros povos da floresta.

Comente com a classe que a biodiversidade é o maior patrimônio da região e também do país. A flora compreende algo em torno de 30 mil espécies. São cinco mil espécies de árvores, contra apenas 650 na América do Norte. Quanto à fauna, destacam-se as espécies de peixes, aves e artrópodes - insetos, aranhas etc - além de quase duas mil espécies de borboletas. Com base nessa riqueza, multiplicam-se os usos com a "floresta em pé", pesquisas, bioindústrias, plantas para fitomedicamentos e cosmética, coleta e processamento de produtos florestais, manejo florestal e outros. 
 

4ª etapa 

Reserve tempo e espaços para que os grupos finalizem os painéis e organizem roteiros de apresentação dos resultados. Promova a apresentação dos grupos e discuta os resultados com a turma. Elabore, com a participação de todos, um quadro-síntese sobre a Amazônia. Em seguida, proponha que cada aluno volte às impressões iniciais registradas na primeira aula e solicite que escrevam em que medida os novos dado confirmaram as hipóteses iniciais.
 

 

Avaliação 

Leve em conta a participação de cada um nos momentos individuais e coletivos. Examine a correção de dados, mapas e textos e a disposição dos elementos do painel. Avalie o domínio de noções, conceitos e processos que são uma chave para o entendimento da realidade amazônica, de acordo com os objetivos propostos. Reserve um tempo para que a turma avalie a experiência e considere a possibilidade de novos desdobramentos para o trabalho.  Quer saber mais? Bibliografia AB´SABER, Aziz. Problemas da Amazônia Brasileira: entrevista. Estudos Avançados, n. 53, jan-abr. 2005, p. 7-35 (Dossiê Amazônia Brasileira I). BECKER, Bertha; STENNER, Cláudio. Um futuro para a Amazônia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. FURLAN, Sueli A.; NUCCI, João C. Nucci. A conservação de florestas tropicais. São Paulo: Atual, 1999 (Série Meio Ambiente). INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: ISA, 2004. Internet Ministério do Meio Ambiente. Biodiversidade e florestas Rede Povos da Floresta      

Créditos: Roberto Giansanti Formação: geógrafo e autor de livros didáticos

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias