Objetivo(s)
- Conhecer a biodiversidade brasileira;
- Identificar formas sustentáveis para sua utilização;
- Compreender a importância do uso sustentável de recursos naturais;
- Conhecer e analisar concepções de desenvolvimento sustentável;
- Avaliar projetos e políticas públicas sobre o uso da biodiversidade.
Conteúdo(s)
Biodiversidade; Desenvolvimento sustentável; Preservação e Conservação; Recursos Naturais; Usos sustentáveis da biodiversidade.
Ano(s)
6º, 7º, 8º, 9º
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Planeta Sustentável:
Papel sulfite, lápis, borracha, cartolina, canetinhas;
Material de pesquisa: livros, revistas, textos e computador com acesso a internet.
Desenvolvimento
Esta sequência didática é a quinta de uma série de dez propostas sobre biodiversidade para Ensino Fundamental II. O conteúdo é produzido em parceria com o Planeta Sustentável.
Distribua a cada aluno uma folha de papel sulfite e peça que a dobre ao meio duas vezes, fazendo o vinco, sem cortar. Em seguida, diga para abrir a folha e marcar o vinco a lápis. No retângulo superior esquerdo, o aluno deve escrever o nome de um produto que está usando no momento (lápis, caderno, roupa, tênis etc.). E no retângulo inferior esquerdo, deve listar os recursos utilizados para produção desse objeto.
Aproveite para conversar com a turma sobre o conceito de recurso natural. Use o texto abaixo para preparar a explicação.
Recurso natural: a construção de um conceito
Revista GEOUSP
Peça que cada aluno leia o nome do objeto escolhido e a lista de recursos que preparou. Em seguida, agrupe os estudantes que escolheram objetos semelhantes (Por exemplo: quem escolher lápis e caneta pode ser colocado no grupo do material escolar; quem escolher tênis, bota ou sandália pode fazer parte do grupo dos calçados, e assim por diante).
Peça que os alunos se reúnam nos novos grupos e definam um único objeto para trabalhar. (O grupo do material escolar, por exemplo, pode escolher um lápis; o do calçados, um tênis)
Proponha que os alunos anotem no quadrado superior direito o nome do objeto escolhido pelo grupo. Quem quiser pode desenhá-lo também. Peça, então, que os grupos discutam formas alternativas de produção do objeto e listem no retângulo inferior direito os recursos naturais renováveis que podem ser utilizados. Para ajudá-los na atividade, disponibilize alguns livros e revistas sobre o tema (veja sugestões ao final desta sequência). Caso a escola tenha laboratório de informática, a turma pode também pesquisar na internet.
Aproveite para discutir com a classe os conceitos de desenvolvimento sustentável e biodiversidade. Use como referência os seguintes trechos do texto abaixo.
Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
- Biodiversidade - pág. 48
- Desenvolvimento sustentável - pág. 101
Ao final peça para que cada grupo apresente a lista de recursos alternativos para a produção do objeto que escolheram.
Proponha que os alunos assistam ao documentário A História das Coisas. O vídeo tem 20 minutos.
Quando terminar, discuta com os alunos as principais informações apresentadas no filme. Questione a turma se haveria alternativas ao modelo de desenvolvimento econômico atual, pautado no modo capitalista de produção. Pergunta à classe sobre soluções em que sejam, ao mesmo tempo, sustentáveis e economicamente viáveis.
Peça que os alunos se dividam em grupos. Explique que esta etapa será dedicada a aprofundar os conhecimentos da turma sobre formas sustentáveis de uso da biodiversidade. Para tanto, cada grupo deve selecionar um recurso da biodiversidade e ir atrás de informações sobre alternativas para o uso sustentável dele. A escolha do tema da pesquisa deve ficar a critério dos alunos, eles podem escolher recursos já trabalhados em sala ou outros que lhes interessem.
Para ajudar a turma na pesquisa, apresente os textos abaixo.
Textos de referência para os alunos Conhecimento e uso sustentável da biodiversidade brasileira: o programa biota-fapesp |
A turma pode aproveitar o tempo da aula para começar a pesquisa, que deve ser finalizada na aula seguinte.
Reserve uma aula para que os grupos terminem a pesquisa e discutam a melhor forma de apresentá-la aos colegas. Converse com os grupos para esclarecer as dúvidas e orientá-los sobre a apresentação.
Organize a sala em uma roda de conversa para que cada grupo possa apresentar os resultados da sua pesquisa. Discuta-os coletivamente. Como atividade extra, proponha que a turma apresente os resultados do trabalho a toda a escola.
Sugestão de atividade extra Caso existe alguma organização social que trabalhe com sustentabilidade próxima à escola, proponha uma visita ou convide um representante para conversar com os alunos. A troca de experiências é sempre enriquecedora. |
Avaliação
Avalie o envolvimento da turma em todas as atividades, assim como a participação de cada aluno na pesquisa. O resultado final do trabalho será uma ótima oportunidade para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto estudado. Quer saber mais? Bibliografia BARBIERI, J.C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21. Petrópolis: Vozes, 1997. CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1995. HOGAN, D. J.; VIEIRA P, F. (Org.). Dilemas socioambientais e desenvolvimento sustentável. 2 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995. p. 73-102. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente. Rio de Janeiro: IBGE, 2004. VENTURI, Luis Antônio Bittar. Recurso natural: a construção de um conceito. Revista GEOUSP, São Paulo, n.20, p.9-17, 2006. VIEIRA, P.F.; WEBER, J. (Org.) Gestão de recursos naturais renováveis e desenvolvimento. São Paulo: Ed. Cortez, 2002.
Créditos: Ana Lucia Gomes dos Santos Formação: Geógrafa e Professora do Centro Universitário FIEO
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