"Billy Elliot": explore a pronúncia e as expressões usadas pelos jovens britânicos

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Vocabulário relacionado ao dia a dia e aos desejos de garotos e garotas, passado simples e contínuo, used to, estruturas de frases argumentativas e comparativas e pronúncia.

Conteúdo(s) 

Estudo de vocabulário 

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Billy Elliot é um garoto inglês, morador de um bairro operário, que acaba se descobrindo encantado pelo mundo da dança. Ele precisa enfrentar, porém, a oposição do pai, para quem é impensável ver seu filho praticando uma atividade tipicamente feminina. A professora de inglês Karla Avanço, de Goiânia, afirma que a temática do filme permite trabalhar o vocabulário referente a diferenças e semelhanças culturais e a tolerância. “Além disso, por ser uma produção britânica, possibilita colocar os alunos em contato com uma pronúncia diferente da americana”, com as quais estão mais acostumados.

Trechos selecionados

Início do filme, que caracteriza o bairro operário em que Billy vive antes da chegada da academia de balé (2m38s a 8m21s); cenas que mostram Billy contrariado, depois intrigado pela dança e, então tenta arriscar uns passos (8m40s a 12m00s); e o enfrentamento entre Billy e o pai (cena 1 - 25m05s a 29m24s; cena 2 - 57m18s a 1h05m48s; cena 3 - 1h07m48s a 1h11m30s).

Pergunte à turma, em inglês, se há coisas que só meninos ou só meninas podem fazer. Monte uma lista com o que eles citaram. Exiba, então, os trechos do filme indicados com áudio e legendas em inglês e abra novamente a discussão para que opinem sobre o caso de Billy. Destaque as característica da pronúncia, com alguns exemplos tirados do filme. Por fim, estimule os alunos a contar o que compreenderam dos episódios mostrados usando os verbos no passado.

Avaliação 

Observe a pronúncia dos alunos durante a aula e se eles conseguem usar corretamente os verbos no passado e o vocabulário trabalhado ao recontar o que compreenderam do filme.

Créditos: Karla Avanço Formação: professora de inglês

Compartilhe este conteúdo: