bem vindo a escola

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
- Mediar as experiências da criança com a cultura

- Mostrar os espaços da escola

investigar os gostos de cada um a respeito de comidas e brincadeiras.

trabalhar sentimentos

 

 

Conteúdo(s) 

- Inclusão das famílias no processo de adaptação
- Envolvimento das crianças na construção da rotina e das regras turma
- Respeito e valorização das singularidades das crianças
- Mediação das experiências da criança com a cultura e com o espaço escolar

 

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

Duas semanas

Material necessário 

- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, 
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.

- painel de cortiça, lapis coloridos

Desenvolvimento 

1ª etapa 

A adaptação começa antes da entrada da criança na escola. Solicitaremos, portanto, aos familiares que preencham previamente uma ficha, com informações familiares e da saúde da criança bem como contatos.

Ao ler as fichas e estabelecer um primeiro contato com as crianças iniciaremos o planejamento.

Organização do ambiente contemplando,  cantinhos: por exemplo, um canto de brinquedos; um   de materiais para desenho e um outro com jogos e um outro de livros de leitura

No primeiro dia mostraremos que há interesse em conhecer a história de cada um,  comentários e perguntas sobre as preferencias de cada um.

 Faremos um passeio pela escola e apresentaremos os espaços e pessoas que pertencem a este lugar. Em seguida, apresentaremos uma brincadeira cantada para as crianças .  Contaremos a historia da Chapeuzinho Vermelho, e usaremos como trampalim para criar as regras da turma e explicar a importancia da rotina. No final do dia faremos uma roda de conversa com as crianças e relembraremos o que observou de mais significativo do movimento do grupo; narre algumas cenas que revelaram envolvimento, interesse e anuncie o que viverão no dia seguinte.

Solicite aos pais uma foto da criança para que seja organizado um canto do grupo na sala de aula.(bilhete)

Avaliação Observe e registre posteriormente as crianças que mais se envolveram com as propostas e as mais resistentes à aproximação dos adultos para pensar em formas de convite e construção de vínculos nas próximas situações.

2ª etapa 

Organize os cantos de atividades diversificadas de desenho, massinha, jogos e fantasias e compartilhe com as crianças as opções que terão neste dia. Procure circular pelos diferentes cantos e participe das situações junto com os pequenos.

Num outro momento, apresente para as crianças opainel de cortiça que foi escolhido para colocar as suas fotos e envolva-as nesta situação. Crie um contexto de interação neste momento: ao colocar as fotos no painel cante músicas com os nomes das crianças ou então faça uma brincadeira referindo-se a algumas características físicas ou ações observadas no dia. Por exemplo: "esta menina que vou mostrar agora brincou muito de bola, comeu muita banana e está ao lado do Lucas. Quem será?"

Música:  Todas as crianças tem nome: e mostre onde será o canto de livros do grupo.

No final, apresente uma caixa onde ficarão os objetos trazidos pelas crianças de casa.

Solicite que façam um desenho  para ser colado nesta caixa. Se possível tire uma foto do grupo para identificar este objeto que será de todos. 

Avaliação Observe a movimentação das crianças nos cantos e a forma de envolvimento com as propostas. Anote como foram as reações daquelas crianças mais caladas, das que resistem aos contatos, ou mesmo daquelas que demonstram uma certa euforia diante de tanta novidade.

3ª etapa 

Faça mais uma vez a brincadeira com as fotos das crianças e com as músicas "A canoa virou"; "João roubou pão". Proponha mais uma vez os cantos de atividades .

Compartilhe mais uma leitura e guarde mais um livro na biblioteca que será do grupo.

Peça as crianças desenhem e recontem o que lembram da historia

Aproveitaremos o dia para fazer momentos de recreação fora da sala de aula

Encerramento do dia recuperando oralmente o que foi vivido pelas crianças e anuncie algo que as aguardará no dia seguinte. Faça também um clima de surpresa, de expectativa para as novas experiências.

Avaliação Invista na interação com as crianças que demonstram maior dificuldade e resistência. Chame-as para pegar algum material com você para a organização do ambiente, sente-se ao lado para fazer um desenho, faça você um mesmo um desenho ou escultura de massinha para que leve para casa e observe as reações a estas formas de convite. Não se esqueça de que aquelas crianças que aparentemente estão achando que tudo é uma "festa", merecem um olhar especial, um colo, momentos de atenção para se entregarem às propostas e para compreenderem o que está acontecendo com elas.

4ª etapa 

Receba as crianças com os cantos de atividades diversificadas (no mínimo 3). Faça mais uma vez a brincadeira com as fotos. Apresente em forma de desenho ou por meio de fotografias das crianças, cada situação da rotina (o professor deve organizar este material previamente). Converse com as crianças o que fazem em cada momento e organize junto com elas a sequência temporal das atividades. Diga que essas fotos ou desenhos ajudarão a saber o que farão na escola e que logo após o lanche ou então da brincadeira no parque, por exemplo, seus pais voltarão para buscá-las. Cole o quadro da rotina num lugar de fácil acesso para as crianças.

Avaliação Ao anunciar os momentos que retratam a rotina, diga às crianças que ainda choram e demonstram sofrimento em estar neste novo ambiente, quais são as situações que viverão e quando será o momento de reverem as pessoas de sua família todos os dias. Observe as reações e sempre que chorarem recorra a esta estratégia para ajudar a tranquilizar as crianças.

5ª etapa 

Receba as crianças em roda e conte qoutra historia. Quando encerrar, recorra ao quadro da rotina para situar o que farão a seguir.  Em seguida, mude a atividade e faça com o grupo um piquenique (se possível, peça no dia anterior que cada criança traga de casa um lanche). faça um piquenique no espaço externo da escola.

Encerre o dia com uma brincadeira. Conte que ficarão dois dias em casa sem vir para a escola, mas que muitas novidades as aguardam na próxima semana. Fale que brincarão muito e que o professor estará sempre presente quando precisarem de algo.

Avaliação 

Ajude as crianças mais resistentes à aproximação a transformarem sentimentos em palavras. Reconheça os desafios ainda existentes, mas reafirme que na próxima semana estará novamente na escola para recebê-las e investigar quais são as brincadeiras e outras situações que lhes farão se sentir bem neste ambiente. Se possível, empreste algum livro ou brinquedo e peça para que cuide bem e traga novamente para a escola na próxima semana. Isso ajudará neste processo de construção de vínculo com a escola e com o educador.

Flexibilização 

Para incluir crianças com deficiência física nos membros inferiores, o primeiro passo é garantir a acessibilidade dos espaços da creche. Faça um passeio com a criança pelas salas e áreas externas e apresente-a aos colegas. Deixe que as crianças interajam e conversem. Caso as crianças tenham dúvidas, como por exemplo "por que ele não anda?", responda de forma clara. Aproveite a oportunidade para contar a todos que a limitação motora do colega, de forma alguma o impede de fazer as atividades propostas, mas que, para algumas ações, ele pode precisar de ajuda. Explique isso à criança com deficiência física e mostre que ele pode recorrer a você ou aos colegas sempre que precisar. Conte com a ajuda da família para compreender melhor as necessidades e hábitos da criança. Procure manter objetos ao alcance dos pequenos e respeite o tempo de aprendizagem da criança.

Deficiências 

Física

Créditos: Clélia Cortez Formação: Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

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