"Batman": porque a arte deve ser preservada

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Sensibilização do olhar para a arte.

Conteúdo(s) 

O que é uma obra de arte e formas de avaliá-la.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

Cena em que o Coringa entra dançando com seus comparsas no museu de arte até a cena em que ele evita a destruição do quadro (Figure with Meat) por seus comparsas (59m35s a 1h07m26s).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
Cada um dos filmes da série sobre o homem-morcego tem uma característica bem marcante - e com a versão de Tim Burton não poderia ser diferente. Denominada apenas Batman, a obra de 1989 é lembrada pela interpretação de Jack Nicholson no papel do Coringa. O filme mostra o vilão decidido a aterrorizar Gotham City, destruindo até mesmo o museu da cidade. Só um quadro fica a salvo, por ordem dele. “Utilizo este filme para sensibilizar os alunos e debater o que é uma obra de arte e por que ela merece ser preservada”, diz Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo.

Exiba o trecho até o ponto em que o Coringa impede que o capanga destrua uma tela, dizendo: “Não, deste eu gosto!” Pergunte se alguém conhece o quadro que o vilão não quer ver destruído. Se não, diga que é Figure with Meat, do irlandês Francis Bacon (1909-1992). Peça que os alunos pesquisem sobre seu autor e a tela em sites como abr.io/francis). O objetivo é que eles reflitam sobre a importância da preservação da arte e discutam por que o Coringa protegeu uma obra e destruiu outras. Discuta com eles sobre o que é, para cada um deles, uma obra de arte e a importância de preservá-la.

Avaliação 

Observe o envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a qualidade da pesquisa realizada. Avalie também o nível da reflexão sobre o que é uma obra a necessidade de protegê-la.

Créditos: Bianca Oltramari Formação: professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Pauloprofessora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo: