Compartilhe:

Jornalismo

"Batman": porque a arte deve ser preservada

Pornovaescola

02/09/2017

Objetivo(s) 

Sensibilização do olhar para a arte.

Conteúdo(s) 

O que é uma obra de arte e formas de avaliá-la.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

Cena em que o Coringa entra dançando com seus comparsas no museu de arte até a cena em que ele evita a destruição do quadro (Figure with Meat) por seus comparsas (59m35s a 1h07m26s).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
Cada um dos filmes da série sobre o homem-morcego tem uma característica bem marcante - e com a versão de Tim Burton não poderia ser diferente. Denominada apenas Batman, a obra de 1989 é lembrada pela interpretação de Jack Nicholson no papel do Coringa. O filme mostra o vilão decidido a aterrorizar Gotham City, destruindo até mesmo o museu da cidade. Só um quadro fica a salvo, por ordem dele. “Utilizo este filme para sensibilizar os alunos e debater o que é uma obra de arte e por que ela merece ser preservada”, diz Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo.

Exiba o trecho até o ponto em que o Coringa impede que o capanga destrua uma tela, dizendo: “Não, deste eu gosto!” Pergunte se alguém conhece o quadro que o vilão não quer ver destruído. Se não, diga que é Figure with Meat, do irlandês Francis Bacon (1909-1992). Peça que os alunos pesquisem sobre seu autor e a tela em sites como abr.io/francis). O objetivo é que eles reflitam sobre a importância da preservação da arte e discutam por que o Coringa protegeu uma obra e destruiu outras. Discuta com eles sobre o que é, para cada um deles, uma obra de arte e a importância de preservá-la.

Avaliação 

Observe o envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a qualidade da pesquisa realizada. Avalie também o nível da reflexão sobre o que é uma obra a necessidade de protegê-la.

Créditos: Bianca Oltramari Formação: professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Pauloprofessora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias