basquete regras e fundamentos

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Conhecer os principais fundamentos e regras do Basquete
- Praticar atividades relacionadas a esta modalidade esportiva.

Conteúdo(s) 

- Basquete
- Origem e evolução da modalidade.
- Regras e fundamentos do basquete

Ano(s) 

6º, 7º

Tempo estimado 

um mes

Material necessário 

Bolas de basquete apitos 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Comece lançando uma pergunta para a turma: o que os alunos conhecem a respeito do basquete? Eles costumam praticar este esporte fora da escola? Estabelecer uma conversa inicial com os alunos a respeito da modalidade é fundamental para compreender o que eles já sabem. Aproveite este momento para contar à turma mais sobre a origem e a evolução do basquetel e exponha algumas das regras da modalidade.

Em seguida, leve os alunos à quadra da escola e proponha uma atividade de aquecimento, a “rodinha”. Divida a turma em grupos e coloque eles para bater bola com a mão dominante depois com a outra e depois com ambas ao mesmo tempo dificultando a atividade indo para frente para trás direita e esquerda .

Depois da atividade de aquecimento, sugira um alongamento e explique à turma a importância de alongar-se antes e depois da prática de exercícios físicos. Você, professor, é quem vai conduzir esta atividade. atenção especial aos dedos, às palmas das mãos, antebraços, braços e ombros, mas não esqueça dos membros inferiores, já que o basquete também requer deslocamentos e saltos.

Com os alunos devidamente alongados, proponha uma situação de jogo. Divida a quadra em duas metades e coloque o grupo para jogar em meia quadra

Para uma turma de 30, alunos dividindo eles em 6 equipes fazendos eles jogar em meia quadra para eles entenderem as regrasdo jogo a equipe que fizer 4 pontos ganha e entra a outra .

Nesta etapa, oriente os alunos na prática dos fundamentos do basquete como passes recepções arremesos paradas bruscas saltos .

Após a partida, organize um alongamento em grupo, conduzido por um ou dois alunos, sob a sua orientação. Para finalizar, converse com a turma e verifique quais foram os pontos positivos e negativos das atividades e peça que enumerem as situações de jogo e os fundamentos que precisam ser aprimorados em aulas futuras.

Avaliação 

Observe a participação dos alunos ao longo das atividades de conversa, alongamento, aquecimento e durante a partida. É importante que, ao final da aula, a turma saiba contar mais sobre a história do basquete reconheça as regras da modalidade e saiba executar alguns de seus fundamentos – como passe arremessos e rebotes.

Flexibilização 

Para alunos com deficiência física (sem mobilidade nos membros inferiores) Para incluir os alunos cadeirantes na prática esportiva, proponha uma partida de vôlei sentado com toda a turma, que pode ser feita em cadeiras com rodinhas. Explore e valorize os fundamentos executados com os membros superiores, como os toques e manchetes. Não se esqueça de preparar o espaço da quadra para esta atividade: a altura da rede é inferior à modalidade convencional, tem 1,15 metros de altura do piso em sua parte superior no masculino e 1,05 metros para o feminino.

Deficiências 

Física

Créditos: Fabiana Pinheiro Formação: Personal trainer e árbitra de basquete em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo: