AS AVES E SUA DIVERSIDADE

POR:
professor

Objetivo(s) 

 - Identificar algumas características morfológicas das aves (cor, tamanho, formato do bico)

- Reconhecer os hábitos alimentares de algumas aves
- Observar relações entre as aves, o ambiente e outros seres vivos
- Conhecer diferentes estratégias de registros de uma observação
- Perceber a importância da manutenção da diversidade de espécies nativas e propor atitudes e ideias para a conservação e atração de um maior número de espécies nas áreas urbanas

Conteúdo(s) 

- Egcoloia

- Zoologia: aves

Ano(s) 

Tempo estimado 

2 aulas

Material necessário 

- Computadores para acessar o jogo Bico a Bico
- Fichas de campo (modelo disponível aqui)
- Folhas de papel para registro das observações em campo
- Cartolina
- Lápis preto, lápis de cor e canetas hidrográficas
- Recipiente raso com sementes de girassol, alpiste, mamão, banana e bebedouro para beija-flores com néctar
- Binóculos ou lunetas para facilitar a observação das aves (opcional)
- Câmera fotográfica  ou celular

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Organizo uma roda de conversa com a turma e levantar  quais aves os alunos conhecem e já viram pessoalmente.lista de espécies conhecidas em uma cartolina e fixada em local visível na sala. Esse registro será retomado ao término da sequência.

Ainda em roda, estimullando  as crianças a enunciar as características que conhecem das aves. Como é o corpo das aves que conhecem? Quais semelhanças? Quais são as diferenças? Nesse momento, é esperado que eles mencionem penas, asas e bicos.Perguntas serão feitas para que os levem a refletir sobre detalhes mais específicos. Por exemplo: Todas as aves possuem o mesmo tamanho? Como é o formato dos bicos que podemos encontrar? E dos pés? De que as aves se alimentam? Onde vivem? Como referência para os tipos de bicos, você pode acessar este link. Informações sobre asas e pés podem ser encontradas aqui.

2ª etapa 

Organizo  a sala em duplas e apresento o jogo Bico a Bico. Embora seja possível a realização da atividade de modo individual, a discussão em duplas torna o trabalho mais produtivo. Peço que eles, ao jogar, prestem bastante atenção às características colocadas em jogo e relacionem as características como, por exemplo, formato do bico e tipo de alimentação. Há  um tempo para que eles joguem.

Depois de jogarem, peço que eles pesquisem na internet imagens dos animais apresentados nos jogos e reparem nas características que mais chamaram a atenção. Isso facilitará as observações na próxima etapa.

Avaliação 

Questionarei os alunos o porquê das espécies encontradas na observação serem diferentes das presentes no jogo online. É esperado que ao término desta sequência didática os alunos sejam capazes de relacionar a ocorrência das aves com os ambientes em que vivem. Eles devem também conseguir concluir que a modificação do meio natural em um ambiente urbano, em que as árvores ficam mais distantes umas das outras e existem áreas com maior incidência de luz solar, atrai determinadas espécies de aves. Retomarei à cartolina que foi registrada com os nomes de aves conhecidos na 1ª etapa desta sequência, e compararemos  com a lista das espécies investigadas pela turma. A intenção é que os alunos avaliem o quanto seus conhecimentos aumentaram. Produto final Organizarão um  cartaz-síntese, em que podem constar não apenas as informações escritas, mas também fotos, desenhos e pequenas legendas sobre as aves e sobre o trabalho feito. Objetlvo: Estimular os alunos a estudar.os animais e atentar para a diversidade. FONTE:    Nova Escola/  Gente que  educa  

Créditos: Flávia de Campos Martins Formação: Ornitóloga e formadora de professores da rede particular de São Paulo Créditos: Luisiana Carneiro Formação: Pesquisadora da Abramundo Educação em Ciências

Compartilhe este conteúdo: