Objetivo(s)
- Desenvolver o processo criador.
Conteúdo(s)
Ano(s)
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Tempo estimado
1 aula.
Material necessário
- Giz de cera, lápis de cor, canetas, papel, tecido, revistas, tesoura, palitos, cola, fita crepe, barbante. Varie o material a cada proposta.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize numa bancada materiais para modalidades já conhecidas pela turma (desenho ou colagem, por exemplo). Deixe cada aluno livre para aprofundar as pesquisas em relação a meios, suportes e ferramentas, descobrindo diferentes combinações. Pendure os trabalhos em varais.
2ª etapa
Selecione algumas produções para analisar coletivamente. Proponha que todos compartilhem escolhas e resultados, reconhecendo as marcas pessoais dos autores. Oriente-os a retomar a criação. Conforme eles ganhem autonomia, aumente a variedade de materiais, a freqüência das oficinas e o tempo de duração.
3ª etapa
Organize uma mostra com três pinturas de cada aluno. Peça que façam textos explicando os passos das produções. Os visitantes podem ser guiados pelos próprios autores.
Avaliação
Participe com apoio técnico individualizado, indicando caminhos e debatendo resultados.
Créditos: Marisa Szpigel Formação: Selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.