Artes de Romero Britto

POR:
professor

Objetivo(s) 

Levar o aluno a discutir sobre processo de trabalho com os próprios colegas
- Desenvolvimento da observação e criatividade
- Exploração das possibilidades e conteúdos sugeridos pela obra do artista escolhido

Conteúdo(s) 

- Composição Artística 
- Desenho e pintura 
- Leitura de obras de Romero Birtto

Ano(s) 

Tempo estimado 

1 aula

Material necessário 

  • Reprodução da obra de Romero Britto.
  • Cartolina
  • Grafite
  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Canetas hidrográficas coloridas
  • Cola

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

A escolha de uma reprodução do artista Romero Britto para essa atividade se dá na beleza, no colorido e na espontaneidade das figuras que compõe a composição feita pelo artista, levando o observador a um ambiente mágico, provocando encantamento e ao mesmo tempo estranhamento. Essas características de seu trabalho se dão pela grande influência do movimento.

Ensinar o aluno do Ensino Fundamental I sobre os períodos históricos e movimentos artísticos não é o objetivo principal dessa atividade, essas informações, servem para enriquecer e dar maior bagagem e qualidade no trabalho do educador. Sobre a intervenção: O educador vai orientar seu aluno para que desenvolva sua composição artística a partir da obra escolhida, ou seja, ele vai dar continuidade aos desenhos e pinturas já feitos, interferindo com o material sugerido com desenhos e idéias, colorindo e contribuindo para a transformação daquela obra em outra.
 

Mostrar reproduções de obras deRomero Britto  para os alunos, motive-os a apreciar as imagens. Ao descrever o que vêem, eles tecem comentários sobre o que gostam ou não, sobre sentimentos e sensações ou mesmo relacionam com algum fato ocorrido na vida deles. Pedir que a turma olhe a obra com atenção e dê um tempo para que ela se hospede no cérebro. Depois de elaborar uma lista com o que todos enxergaram, faça perguntas que estimulem a percepção da linguagem visual e estética, como os elementos formais, sua configuração espacial, os materiais utilizados, a textura e o suporte. Deixe que eles expressem suas interpretações e emoções. Se possível, exponha outras obras que tratem do mesmo tema para fazer comparações.

A imagem escolhida pelo educador deve ser fotocopiada , e ser distribuída para cada aluno. Cada grupo cola sua imagem no meio da cartolina. Pronto; o suporte já esta preparado para as intervenções. Agora cadaaluno deve usar a criatividade e os recursos das técnicas escolhidas (lápis de cor, giz de cera, grafite) para que os desenhos sejam coloridos, modificando livremente os estilos e transformando a imagem em cores escolhidas  pelos próprios alunos.
Para finalizar, conversar com os alunos sobre os resultados plásticos dos trabalhos de cada grupo.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
O livro da Arte, Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1999
www.historiadaarte.com.br

 

Avaliação 

Fazer uma roda de conversa e deixar que cada aluno avalie as produções realizadas por eles.

Créditos: Luiz Antonio Mendonça Formação: Bacharel em Educação artística com Licenciatura em Artes Plásticas.

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